Pular para o conteúdo principal

VISITA DE ESTUDANTES DA UFLA MARCA RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS AO CEA UHE FUNIL


No dia 12 de agosto, a UHE Funil, localizada entre os municípios de Lavras e Pwrd recebeu uma turma de 31 pessoas, alunos e professores dos cursos de Engenharia Ambiental e Florestal da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A atividade reabriu a agenda de visitações ao Centro de Educação Ambiental e à Usina que é operada pela Aliança no Sul de Minas.

Uma equipe multidisciplinar explicou aos visitantes como é o processo de licenciamento da usina, informou sobre as questões operacionais e as ações que desenvolvidas em educação ambiental e responsabilidade social.

Para o professor universitário, Luis Antônio, essas visitas são uma excelente contribuição para os alunos, que puderam conhecer de perto o funcionamento e os processos realizados dentro de uma hidrelétrica, a partir da apresentação realizada pelo técnico de O&M Eletroeletrônico da Aliança, Maikel Pressato. “A visita se faz muito importante para complementação daquilo que passamos em sala de aula. A empresa tem um programa muito bem estruturado e organizado para receber os discentes, fazendo com que eles aproveitem ao máximo”, explica Luis.

O jovem Jean Marques Pereira dos Santos Reis, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, que participou da visita, adorou a iniciativa e ficou maravilhado com a estrutura que pôde ver de perto.

“É uma boa oportunidade de aprendizado sobre a usina. Foi uma manhã muito proveitosa, até porque estamos estudando sobre os impactos ambientais e aqui a gente conheceu o que realmente acontece, trazendo mais conhecimento e gerando mais interesse pelo assunto. Ver na prática é diferente, pois na sala de aula não temos dimensão da magnitude de tudo. Gostei muito da parte ambiental e de segurança, percebemos que aqui vocês zelam pela segurança de todos”, explica, destacando os conteúdos abordados pelo analista de Meio Ambiente, Diogo Barros, e pelo técnico de Saúde e Segurança, André Silva.

Um dos pontos de destaque da visita foi a apresentação do Sistema de Transposição para Peixes, que de acordo com Maurício Correia, prestador de serviço da W3, na UHE Funil utiliza um mecanismo de elevação completa, único no país devido à altura da barragem.

É a Aliança demonstrando a sua responsabilidade e compromisso com a comunidade local e acadêmica nas regiões onde atua. “Preparamos uma manhã muito especial com a colaboração de uma equipe engajada que compartilhou experiências com os estudantes. Foi emocionante viver isso tudo depois de tanto tempo, poder apresentar o que fazemos e como atuamos, despertando o interesse pelo assunto e contribuindo para a formação desses jovens”, conclui a analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança, Renata Mercês.

Após dois anos sem abrir as portas para o público externo, em função do período pandêmico, a Aliança retoma as visitações à Usina de Funil e ao CEA. Os grupos interessados em agendar visitas devem entrar em contato pelos e-mails renata.oliveira@aliancaenergia.com.br ou comunicacao@aliancaenergia.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...