Pular para o conteúdo principal

VISITA DE ESTUDANTES DA UFLA MARCA RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS AO CEA UHE FUNIL


No dia 12 de agosto, a UHE Funil, localizada entre os municípios de Lavras e Pwrd recebeu uma turma de 31 pessoas, alunos e professores dos cursos de Engenharia Ambiental e Florestal da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A atividade reabriu a agenda de visitações ao Centro de Educação Ambiental e à Usina que é operada pela Aliança no Sul de Minas.

Uma equipe multidisciplinar explicou aos visitantes como é o processo de licenciamento da usina, informou sobre as questões operacionais e as ações que desenvolvidas em educação ambiental e responsabilidade social.

Para o professor universitário, Luis Antônio, essas visitas são uma excelente contribuição para os alunos, que puderam conhecer de perto o funcionamento e os processos realizados dentro de uma hidrelétrica, a partir da apresentação realizada pelo técnico de O&M Eletroeletrônico da Aliança, Maikel Pressato. “A visita se faz muito importante para complementação daquilo que passamos em sala de aula. A empresa tem um programa muito bem estruturado e organizado para receber os discentes, fazendo com que eles aproveitem ao máximo”, explica Luis.

O jovem Jean Marques Pereira dos Santos Reis, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, que participou da visita, adorou a iniciativa e ficou maravilhado com a estrutura que pôde ver de perto.

“É uma boa oportunidade de aprendizado sobre a usina. Foi uma manhã muito proveitosa, até porque estamos estudando sobre os impactos ambientais e aqui a gente conheceu o que realmente acontece, trazendo mais conhecimento e gerando mais interesse pelo assunto. Ver na prática é diferente, pois na sala de aula não temos dimensão da magnitude de tudo. Gostei muito da parte ambiental e de segurança, percebemos que aqui vocês zelam pela segurança de todos”, explica, destacando os conteúdos abordados pelo analista de Meio Ambiente, Diogo Barros, e pelo técnico de Saúde e Segurança, André Silva.

Um dos pontos de destaque da visita foi a apresentação do Sistema de Transposição para Peixes, que de acordo com Maurício Correia, prestador de serviço da W3, na UHE Funil utiliza um mecanismo de elevação completa, único no país devido à altura da barragem.

É a Aliança demonstrando a sua responsabilidade e compromisso com a comunidade local e acadêmica nas regiões onde atua. “Preparamos uma manhã muito especial com a colaboração de uma equipe engajada que compartilhou experiências com os estudantes. Foi emocionante viver isso tudo depois de tanto tempo, poder apresentar o que fazemos e como atuamos, despertando o interesse pelo assunto e contribuindo para a formação desses jovens”, conclui a analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança, Renata Mercês.

Após dois anos sem abrir as portas para o público externo, em função do período pandêmico, a Aliança retoma as visitações à Usina de Funil e ao CEA. Os grupos interessados em agendar visitas devem entrar em contato pelos e-mails renata.oliveira@aliancaenergia.com.br ou comunicacao@aliancaenergia.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...