Pular para o conteúdo principal

DOZE PROFISSIONAIS DA UFLA PARTICIPAM DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE


O Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade ocorrerá entre os dias 14 e 17 de setembro de 2022, inteiramente online. O evento está em sua 8° edição e este ano debaterá o tema “Memórias, lutas e insurgências nas educações”. O objetivo do seminário é promover o debate das questões referentes ao Corpo, Gênero e Sexualidade a partir do recorte histórico das lutas e insurgências nas múltiplas formas de constituição da educação.

Os Eixos Temáticos (ET) são parte fundamental do evento, pois são o conjunto de temas que orientam o planejamento e a execução dos trabalhos, sendo um verdadeiro suporte ou guia para pesquisadoras e pesquisadores da área. No caso do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade serão 36 ET, abordando a ampla gama de assuntos que abarcam a totalidade do Seminário.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) conta com doze profissionais na coordenação dos Eixos Temáticos, todas e todos integrantes do FESEX - Grupo de Pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente (UFLA).

No ET n.º 9 “Corpos, Gênero e Infâncias” a professora Carolina Faria Alvarenga, do Departamento de Educação (DED) da UFLA, divide a coordenação com a professora Ila Maria Silva de Souza Mendes de Freitas, professora aposentada do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e ex-professora DED/UFLA, e professora Eliane Vianey de Carvalho, do Unilavras.

O ET n.º 24 “Infâncias, Educação e a vida como obra de Arte” é coordenado pela professora Kátia Batista Martins, do Núcleo de Educação da Infância (NEDI) e os professores Fábio Pinto Gonçalves, do Departamento de Educação Física (DEF), e Breno Alvarenga Almeida, egresso do Mestrado Profissional em Educação (MPE).

A professora Cláudia Maria Ribeiro, aposentada do DED, é uma das coordenadoras do ET n.º 32 “Sexualidades e Gêneros na Educação das Infâncias”, junto com as professoras Constantina Xavier Filha e Samanta Felisberto Teixeira, ambas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

As professoras Alana Máximo Buscácio e Gislaine de Fátima Ferreira Leite e o professor Ailton Dias de Melo também egressas e egresso do MPE coordenam o ET n.º 1, com o tema “A Arte e suas manifestações: Navegando entre as diferenças, corpo(s), gênero(s) e sexualidade(s)”.

O ET nº 25 - "Insurgências de Corpos e Saberes: Perspectivas Pedagógicas Decoloniais e Queer (Cuir) na Construção de Poéticas Outras da Revolta" será coordenado pela professora Aline Guerra da Costa e pelo professor Marlyson Alvarenga Pereira, egressa e egresso do MPE.

Site do evento: www.seminariointernacionalcgs.com.br

Outras informações também podem ser obtidas por meio do e-mail contato@seminariointernacionalcgs.com.br


O VIII Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade é organizado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Universidade do Minho (UMINHO), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul ( UFMS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). E ocorrerão simultaneamente o IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...