Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DA UNIFAL-MG INTEGRA GRUPO MULTIPROFISSIONAL EM LAR SÃO VICENTE DE ALFENAS


Tendo em vista o aumento da população de idosos no Brasil e os riscos do uso simultâneo de medicamentos, equipe da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) iniciou um novo projeto de extensão, intitulado “Assistência Farmacêutica no Lar São Vicente de Paula de Alfenas-MG – FarmaLar”. 

A iniciativa oportuniza a discentes de graduação a prática de gestão e prestação de serviços clínicos aos idosos institucionalizados, a fim de identificar necessidades terapêuticas, problemas relacionados a medicamentos e monitoramento de parâmetros fisiológicos.

Coordenado pelas farmacêuticas Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon e Milena Carla Espósito, o projeto surgiu em maio de 2022. “A idade avançada traz consigo o aumento da prevalência das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão arterial, que fazem do idoso um potencial usuário de medicamentos, especialmente a polifarmácia. A partir da necessidade de aperfeiçoamento da assistência farmacêutica na Instituição de Longa Permanência (ILP) do município de Alfenas, criou-se o FarmaLar”, explicaram as coordenadoras.Equipe do projeto FarmaLar reunida na Sede, em Alfenas.

No desenvolvimento do projeto, os discentes da UNIFAL-MG praticam atividades com foco na revisão da farmacoterapia individualizada, em busca de segurança e eficácia, e interagem com a equipe multiprofissional que acompanha os idosos. A supervisão é feita pela farmacêutica Valéria de Praga Rocha Marques. As ações ocorrem em escalas, de segunda a sexta-feira.

“O projeto FarmaLar leva para uma população específica a atualização e aperfeiçoamento da assistência farmacêutica que lhes é fornecida. Dá visibilidade ao farmacêutico, de forma ativa, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos idosos, economicidade à instituição e experiência profissional aos discentes”, pontuou a farmacêutica Milena Carla Espósito.

Na opinião dos estudantes, o projeto enriquece a formação acadêmica e possibilita o crescimento pessoal. “Nunca tinha visitado um asilo, então o primeiro contato foi através do projeto. No começo, me senti sensibilizada de estar no local, mas percebi a importância de assistência farmacêutica. Participar das atividades é poder transmitir um pouco do que aprendemos na faculdade para pessoas que tanto precisam disso. Me faz querer sempre ajudar e só tem agregado na minha formação”, disse a universitária Yngrid Helena Silva.

“Participar do FarmaLar está sendo muito gratificante para mim. Estou tendo a oportunidade de acompanhar casos clínicos e avaliações de medicamentos padronizados e não padronizados. Tem sido um grande período de crescimento profissional e pessoal”, completou o discente Guilherme Augusto Batista Miranda. Além de Guilherme Miranda e Yngrid Silva, a equipe discente participante em 2022/1 é composta por Eduarda Lemos Monteiro, Giselly Karoline Paiva da Silva, Daniela Aparecida Silvério da Silva e Bruna de Oliveira Pereira.

As inscrições para participar do FarmaLar são abertas anualmente e divulgadas no Instagram do projeto. Podem participar acadêmicos do curso de Farmácia a partir do segundo período.

“O FarmaLar permite interação e troca de conhecimento e experiência entre a comunidade assistida, comunidade acadêmica e a equipe multiprofissional do Lar São Vicente de Paula. Espera-se que, no desenvolver do projeto, os discentes participantes adquiram maturidade e crescimento sob vários aspectos (social, profissional e emocional) através da prática profissional orientada”, encerrou Milena Carla Espósito.

Confira o Instagram do projeto: https://www.instagram.com/projetofarmalar/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...