Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DA UNIFAL-MG INTEGRA GRUPO MULTIPROFISSIONAL EM LAR SÃO VICENTE DE ALFENAS


Tendo em vista o aumento da população de idosos no Brasil e os riscos do uso simultâneo de medicamentos, equipe da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) iniciou um novo projeto de extensão, intitulado “Assistência Farmacêutica no Lar São Vicente de Paula de Alfenas-MG – FarmaLar”. 

A iniciativa oportuniza a discentes de graduação a prática de gestão e prestação de serviços clínicos aos idosos institucionalizados, a fim de identificar necessidades terapêuticas, problemas relacionados a medicamentos e monitoramento de parâmetros fisiológicos.

Coordenado pelas farmacêuticas Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon e Milena Carla Espósito, o projeto surgiu em maio de 2022. “A idade avançada traz consigo o aumento da prevalência das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão arterial, que fazem do idoso um potencial usuário de medicamentos, especialmente a polifarmácia. A partir da necessidade de aperfeiçoamento da assistência farmacêutica na Instituição de Longa Permanência (ILP) do município de Alfenas, criou-se o FarmaLar”, explicaram as coordenadoras.Equipe do projeto FarmaLar reunida na Sede, em Alfenas.

No desenvolvimento do projeto, os discentes da UNIFAL-MG praticam atividades com foco na revisão da farmacoterapia individualizada, em busca de segurança e eficácia, e interagem com a equipe multiprofissional que acompanha os idosos. A supervisão é feita pela farmacêutica Valéria de Praga Rocha Marques. As ações ocorrem em escalas, de segunda a sexta-feira.

“O projeto FarmaLar leva para uma população específica a atualização e aperfeiçoamento da assistência farmacêutica que lhes é fornecida. Dá visibilidade ao farmacêutico, de forma ativa, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos idosos, economicidade à instituição e experiência profissional aos discentes”, pontuou a farmacêutica Milena Carla Espósito.

Na opinião dos estudantes, o projeto enriquece a formação acadêmica e possibilita o crescimento pessoal. “Nunca tinha visitado um asilo, então o primeiro contato foi através do projeto. No começo, me senti sensibilizada de estar no local, mas percebi a importância de assistência farmacêutica. Participar das atividades é poder transmitir um pouco do que aprendemos na faculdade para pessoas que tanto precisam disso. Me faz querer sempre ajudar e só tem agregado na minha formação”, disse a universitária Yngrid Helena Silva.

“Participar do FarmaLar está sendo muito gratificante para mim. Estou tendo a oportunidade de acompanhar casos clínicos e avaliações de medicamentos padronizados e não padronizados. Tem sido um grande período de crescimento profissional e pessoal”, completou o discente Guilherme Augusto Batista Miranda. Além de Guilherme Miranda e Yngrid Silva, a equipe discente participante em 2022/1 é composta por Eduarda Lemos Monteiro, Giselly Karoline Paiva da Silva, Daniela Aparecida Silvério da Silva e Bruna de Oliveira Pereira.

As inscrições para participar do FarmaLar são abertas anualmente e divulgadas no Instagram do projeto. Podem participar acadêmicos do curso de Farmácia a partir do segundo período.

“O FarmaLar permite interação e troca de conhecimento e experiência entre a comunidade assistida, comunidade acadêmica e a equipe multiprofissional do Lar São Vicente de Paula. Espera-se que, no desenvolver do projeto, os discentes participantes adquiram maturidade e crescimento sob vários aspectos (social, profissional e emocional) através da prática profissional orientada”, encerrou Milena Carla Espósito.

Confira o Instagram do projeto: https://www.instagram.com/projetofarmalar/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...