Pular para o conteúdo principal

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA RECEBE ARMAS DE FOGO PARA SEU EFETIVO


A entrega aconteceu durante cerimônia realizada na última sexta-feira, 16, no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Varginha (INPREV), pelo prefeito Vérdi Melo acompanhado do ex-prefeito Antônio Silva. Participaram ainda autoridades locais, e os comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiro , do Tiro de Guerra e representantes da Polícia Civil.

Ao todo foram recebidas 60 pistolas .40 e 5 espingardas calibre 12. Para a utilização desse armamento, o efetivo da GCMV passou por curso de capacitação obrigatória, quando receberam instruções teóricas e práticas e posterior aprovação nos testes psicológicos, além de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo curtas e longas.

Em seu pronunciamento o prefeito Vérdi Melo ressaltou a importância da entrega de armas de fogo para a GCMV. “A Guarda Civil Municipal de Varginha é referência regional para as demais Guardas Municipais, alcançando um lugar de destaque até mesmo entre as Guardas Municipais de todo o País e, como tal, vem crescendo de forma consistente e exponencialmente, sendo inevitável que esse grande passo fosse dado.A Guarda tem como função, além de zelar pela segurança da população, cuidar do patrimônio público, e arma-la e nosso compromisso”.

O procurador-geral do Município, Evandro, Santos, falou sobre o Decreto, o qual autoriza o uso do armamento apenas quando os agentes estiverem em serviço, e fez um alerta: os guardas civis municipais não tem Forum Especial, por prerrogativa da função e, em caso de grave irregularidade no uso do armamento poderão ser julgados pela Justiça comum, inclusive pelo Procedimento especial do tribunal do júri, explicou o Procurador que reforça a importância do Decreto.

Em seu pronunciamento o ex-prefeito Antônio Silva falou do seu carinho para com a Guarda e destacou a importância da sua atuação ao lado de outras forças de segurança. Ele ainda parabenizou o prefeito Vérdi Melo por estar investindo no fortalecimento da Guarda Civil Municipal de Varginha.

“A Guarda Civil Municipal de Varginha, com os apoios irrestritos do ex-Prefeito Antônio Silva e do atual prefeito Verdi Lúcio Melo, passa a fazer parte do seleto rol de Guardas Municipais do País que trabalham armadas. É um marco na nossa história, que ao longo dos seus mais de 18 anos de existência, vem provando seu real valor e se firmando como órgão competente naquilo que se propõe a fazer, objetivando sempre a prestar relevantes serviços a toda a comunidade varginhense”, ressaltou o diretor Marcos Cleber.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...