Pular para o conteúdo principal

THEATRO CAPITÓLIO COMPLETA 95 ANOS E SERÁ ENTREGUE A POPULAÇÃO TOTALMENTE REVITALIZADO


Prestes a completar 95 anos, o Theatro Capitólio de Varginha será novamente aberto aos apreciadores da arte e da cultura no próximo dia 09 de outubro, às 19h. Um processo de reforma e revitalização feito pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, garantiu que o espaço mantivesse as características originais de quando foi inaugurado, em 12 de outubro de 1927.

Para celebrar a data, a Fundação Cultural, em parceria com a EPTV Sul de Minas, trará a apresentação dos músicos Rommel Fernandes (violino), Roberto Ring (violoncelo) e Pablo Rossi (piano) no projeto “Concertos EPTV” para executar composições de Joseph Haydn, Frédéric Chopin e Felix Mendelssohn. A entrada será gratuita, mediante apresentação de convites que serão distribuídos no Theatro Capitólio nos dias 05 e 06 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Além do concerto, o público poderá visitar no foyer Aurélia Rubião a exposição fotográfica “Mãos à obra”, em homenagem aos trabalhadores que atuaram na revitalização do Theatro Capitólio em 2021 e 2022.

A programação de reabertura do teatro prossegue na terça-feira (11/10), às 18h30, com o lançamento do livro “Theatro Capitólio de Varginha (MG): do objeto ao símbolo”, de autoria do historiador José Roberto Sales. A publicação, de 570 páginas, rememora a cultura varginhense e destaca a história do Theatro Municipal Capitólio desde a fundação em 1927 até os dias atuais.

Em seguida, às 20h, a pianista Elvira Gomes e o flautista Alexandre Braga apresentarão o recital “Uma viagem musical”, que contará com a participação especial da violinista Martha Pacífico e do trompetista Henrique Pacífico. No programa, composições de Gabriel Fauré, Carl Maria von Weber, Carlos Gardel, Dinho Batistão, dentre outros. A entrada será gratuita, mediante apresentação de convites que começarão a ser distribuídos no Theatro Capitólio nos dias 10 e 11 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O investimento é proveniente de recursos do ICMS Patrimônio Cultural depositado no Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio, que é destinado exclusivamente para a preservação dos bens patrimoniais de Varginha. A empresa responsável foi a Tri-Service Engenhart’s e Terceirização Ltda.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (35) 3690-2721 – Theatro Capitólio ou (35) 3690-2700 – Fundação Cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...