Pular para o conteúdo principal

ENSINO MUSICAL É OFERTADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE LAVRAS

Crianças participantes do projeto

A música, com seus benefícios para a saúde física e mental, tem sido o principal foco dos projetos de extensão vinculados à Coordenadoria de Cultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Conduzidos pelo maestro Daniel Paes de Barros, o “Musiquês” e o “Música por todos os Cantos” oferecem a crianças e adolescentes a educação musical, contribuindo com a construção de competências musicais e extramusicais, além de desenvolver a concentração, a linguagem e outras habilidades.

De acordo com o maestro Paes de Barros, “a ideia dos projetos sempre foi aproximar, de maneira mais consistente e regular, o Centro de Cultura da população, já que a música faz parte da formação do indivíduo, como qualquer outra disciplina”.

O Projeto Musiquês é realizado em parceria com o Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA), dando a oportunidade para que as crianças de três a seis anos que frequentam a escola tenham contato com a linguagem musical. A ideia do projeto surgiu em 2018, a partir de um concerto de final de ano realizado com as crianças. Durante a pandemia, vídeos foram produzidos e enviados aos pequenos para que mantivessem o contato com a música. Neste ano, o Musiquês voltou ao calendário escolar de forma presencial. A coordenação é feita conjuntamente com a professora do Nedi Danuza Lima, e apoiado pelos bolsistas José Carlos Festucci e Maria Eduarda Goulart.

As aulas são realizadas uma vez por semana, com cada turma, no Centro de Cultura. O repertório é formado por cirandas e canções da música popular brasileira, ensinadas e cantadas com o acompanhamento do piano. A professora do Ensino Infantil do Nedi Ana Paula Coelho Silva conta que é uma grande alegria para as crianças quando chega o dia do projeto: “Eles gostam muito, cantam as músicas, chegam aqui sabendo e isso incentiva muito a memória, o ritmo e auxilia na aprendizagem deles”.

Com adolescentes, recentemente tiveram início as atividades do projeto “Música por todos os Cantos”: aulas gratuitas de violino para alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais de Lavras. As aulas são ministradas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, também no Centro de Cultura da UFLA. Por meio do ensino coletivo de instrumentos musicais, os jovens aprendizes, com idade entre 14 e 18 anos, aprendem a tocar com a ajuda dos estudantes bolsistas da UFLA: Carlos Santana, Daniel Friedrich, Lucas Rocha e Victoria Said, sob a orientação do maestro. De acordo com o regente, aprender música abre as portas para o mundo: “o estudo da música envolve também conhecer outras culturas e idiomas, e isso te traz uma bagagem. A adolescência é um momento interessante para isso, porque você vai escolher uma profissão em breve, e é possível vislumbrar possibilidades além das que podemos imaginar inicialmente”, comenta.ufla na comunidade 900 2

Para a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Cristiano de Souza, Isabel da Costa, o projeto é muito relevante para o alcance do plano escolar de chegar em 2024 com todas as turmas em tempo integral, possibilitando mais uma parceria para uma educação focada no desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo o protagonismo juvenil, a solidariedade e a autonomia. “Pensando em uma proposta pedagógica multidimensional conectada à realidade dos estudantes e no desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, buscamos constantemente parcerias com a Universidade”, disse. Já a diretora, Maria de Lourdes Gianassi Alvarenga, incentiva e viabiliza a participação da escola em diferentes espaços e busca parcerias. “Estamos muito contentes com a participação dos nossos estudantes e desejamos, em breve, assistir a um concerto com a participação deles na Orquestra de Cordas da UFLA”.

Experiência única
Além de proporcionar aprendizado e desenvolvimento artístico, os projetos de extensão em música são uma experiência única, que é levada pela vida toda. Para o egresso do curso de Medicina Veterinária Marlon Guimarães Barros Filho, que atuou como bolsista da Orquestra de Cordas da UFLA, essa experiência foi mais além, já que atuar como bolsista de extensão da orquestra foi um critério de desempate para uma vaga de emprego em uma empresa multinacional. “Tocar em uma orquestra é um dos maiores exemplos de atividade em grupo e o mercado de trabalho hoje em dia busca pessoas com esse perfil, sendo inclusive um diferencial na decisão de contratação. Foi o que aconteceu comigo: fui selecionado por ter o perfil de grupo, e a orquestra foi o meu maior exemplo desse potencial. Sou muito grato por essa experiência”, comenta.

Outros projetos do Centro de Cultura da UFLA
O Musiquês e o Música por todos os Cantos integram o Programa Institucional de Música. Além desses projetos, também funcionam no Centro de Cultura o Coral Vozes do Campus, o Grupo Canto das Nascentes, o Madrigal UFLA, a Orquestra de Cordas da UFLA e as Oficinas de Música.

A Coordenadoria de Cultura da UFLA tem como finalidade apoiar iniciativas para a realização de eventos artísticos, bem como planejar e executar a integração entre os segmentos da comunidade por meio da promoção das artes cênicas, musicais e visuais, dentro e fora da UFLA. Sobre os projetos vinculados à música, mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail musica@ufla.br, ou pelo telefone (35) 3829-1585. As atividades também poderão ser acompanhadas pelo Instagram do Programa Institucional de Música, o @musicanocentrodecultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...