Pular para o conteúdo principal

INATEL DESENVOLVE PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE REDE 5G NA USINA DE ITAIPU

Programa de Capacitação em redes móveis 5G também é oferecido para profissionais de tecnologia da usina e do parque tecnológico

A chegada da comunicação 5G vai trazer inúmeros benefícios para diversos setores, incluindo o energético, e a usina de Itaipu, no Paraná, já está com um projeto de implantação de uma rede de quinta geração de comunicação móvel desenvolvido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica. 

Os especialistas do Instituto realizaram uma visita técnica ao complexo de Itaipu para levantamento das demandas da rede única que vai interligar todas as comunicações de controle e segurança da usina. 

O projeto envolve topologia, o dimensionamento dos equipamentos necessários, indicação de possíveis fornecedores e os requisitos para integração na rede. Além da usina, o Parque Tecnológico de Itaipu e a área residencial conhecida como Vila A também serão integrados à rede 5G.

iA entrega oficial do projeto foi realizada no dia 12 de julho, no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, com a presença do diretor administrativo de Itaipu, Paulo Roberto Xavier, do assessor Antônio Augusto Murat, do superintendente de TI e Telecom de Itaipu, Everton Pasqual, do Diretor Técnico da PTI, Rafael Deitos, do gerente de Tecnologias Abertas e IoT, Willbur Rogers de Souza, além da diretoria do Instituto e consultores e especialistas que elaboraram o projeto.

O diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, explica que o uso da tecnologia de telecomunicações de forma intensiva no processo de energia é essencial para uma distribuição com eficiência e mais econômica. 

“O nosso contato com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) nos proporcionou a possibilidade de ingressarmos em um mundo disruptivo das empresas de energia. Tecnologia, conectividade, e principalmente o 5G, podem trazer um ganho de eficiência significativo. Hoje a gente não vê isso acontecendo na grande maioria das empresas de energia do Brasil. Então, Itaipu está tendo um papel fundamental dentro desse contexto, que é de juntar o mundo de energia e de tecnologia com o mundo de conectividade. Não tenho dúvidas de que o que foi feito em Itaipu, vai ser um exemplo e um grande incentivo para as outras companhias fazerem o mesmo”.

“Itaipu é a única hidrelétrica brasileira que tem um parque tecnológico com a tarefa de pesquisar e desenvolver tecnologia para o setor energético nacional e essa parceria com o Inatel foi de extrema importância. Identificamos vários pontos de aderência não só na rede 5G, mas também 6G e cibersegurança. Nossa intenção, a partir de agora, é nos aproximarmos mais do Inatel para que possamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento tecnológico do país”, disse o diretor administrativo de Itaipu, Paulo Roberto Xavier, durante a cerimônia de entrega do projeto em Minas Gerais.

Capacitação em 5G
Além do projeto para a rede de quinta geração, o Inatel também oferece um Programa de Capacitação em 5G para profissionais da usina e do Parque Tecnológico de Itaipu, que reúne empresas de diversas áreas. A capacitação foi iniciada em fevereiro e estão previstas 800 horas de treinamento até 2023. 

“O Parque Tecnológico é um agente importante de desenvolvimento no estado Paraná e o objetivo é criar um ecossistema para fomentar as tecnologias 5G na região”, explica o gerente de Treinamento e Consultoria do Inatel, Frederico Trindade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...