Pular para o conteúdo principal

OS BASTIDORES DA ELEIÇÃO EM LAVRAS

Perseguida, atacada nas redes sociais e criticada pelos próprios aliados, prefeita se manteve serena e respeitou a democracia. Também contou com apoio de aliados, que se mostraram fiéis 

Criticada pelos próprios aliados, vítima de fake news e pressionada politicamente, Jussara Menicucci sai vencedora no segundo turno das Eleições 2022. Filiada ao Partido Social Brasileiro (PSB), Jussara assim como o candidato a vice de Lula, Geraldo Ackmin, foi filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) por vários anos. Alckmin, pelo PSDB, foi prefeito de Pindamonhangaba e governador de São Paulo por 4 vezes. Jussara está no quarto mandato como prefeita de Lavras, sendo que dois destes mandatos exercidos estando filiada ao PSDB.

Nas eleições de 2022, o PSB compôs a federação com o Partido dos Trabalhadores (PT), ficando a vice-presidência para o PSB, que indicou Geraldo Alckmin para o posto. Pelo Estatuto do PSB, nenhum filiada pode apoiar candidato presidencial que não seja da Federação. Em Minas, quatro prefeitos podem ser expulsos do partido por declarar ao candidato, agora derrotado, Jair Bolsonaro.

Em Lavras, Jussara que foi colega de Alckmin no PSDB e agora estão no PSB, se manteve fiel a indicação do partido. Porém, a prefeita, que cresceu em uma família de tradição política e democrática, não pressionou e não cobrou de seus aliados e comissionados que seguissem o mesmo caminho. Jussara deixei livre seus aliados, inclusive na disputa para deputado estadual, federal e senador. Poucos aliados, inclusive do alto escalão da prefeita, se dedicaram e seguiram o caminho traçado pela prefeita nas eleições deste ano.

Passado o 1º turno, a prefeita foi muito criticada e pressionada, dentro do próprio grupo político, por aliados mais próximos e com cargos de destaque na administração, para declarar apoio ao candidato derrotado Jair Bolsonaro. A prefeita foi atingida por diversas fake news, boatos e tentativas de envolvê-lá politicamente numa disputa fora do caminho que o seu partido, da qual foi eleita, decidiu seguir. Jussara experimentou a tentativa de um grande racha dentro do próprio governo, porém se manteve pacífica e não pressionou seus aliados.

No 1º turno, Jussara viu seu candidato oficial à deputado federal não obter votação expressiva em Lavras, com apoiadores e aliados fazendo campanha aberta para outros candidatos, e terminada a apuração, seu candidato oficial também não foi reeleito.

Neste 2º turno, o candidato à vice Geraldo Alckmin, juntamente com o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), desembarcaram em Lavras. Colegas de partido, Jussara recepcionou Alckmin e França, que estiveram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e, em seguida, fizeram um ato político na cidade.

Após a passagem de Alckmin por Lavras, logo agendaram a vinda do governador reeleito Romeu Zema e do candidato derrotado a vice de Bolsonaro, o general Braga Netto. Nos 4 anos de governo, Zema não destinou nada relevante para Lavras e, em campanha, se quer esteve no município que é o 5° maior do Sul de Minas. Também em 4 anos, o Governo Federal nada relevante fez por Lavras.

Fechadas e contabilizadas às urnas neste domingo, 30 de outubro, Jussara, antes criticada no escalão do seu próprio governo, sagrou-se vitoriosa. Terá interlocução direta com o próximo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ambas colegas de partido, tanto no PSDB, quanto no PSB. Se faltava fôlego para Jussara Menicucci decolar de vez sua administração em Lavras, agora ela terá a chance de obter grandes obras federais para Lavras, como novas casas populares e a tão sonhada duplicação da BR-265.

Zema, que nem em Lavras veio fazer campanha para a reeleição, obteve uma vitória expressiva no Estado escondendo apoio presidencial e pegando carona nos votos do Lula, nem esperou às urnas do 1º turno esfriarem, correu em Brasília para apoiar Bolsonaro, assumiu a coordenação da campanha bolsonarista em Minas, dando a Jair Messias o gosto da derrota para a reeleição.

Muitos prefeitos se encantaram com Zema, o seguiram apoiando Bolsonaro, alguns foram até denunciados por assédio eleitoral e uso da máquina pública, amargaram uma derrota. Jussara sai vitoriosa e tem tudo para assumir o protagonismo regional. Mas, terá também que dar uma azeitada no próprio governo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...