Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS SE REÚNE COM BANCADA FEMININA DA ALMG

Em 2023, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais terá 15 deputadas, o maior número de sua história

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PSD), se reuniu, na última quinta-feira, dia 10 com as deputadas eleitas para esta e a próxima Legislatura, na sede do Parlamento mineiro, em Belo Horizonte (MG). No pleito deste ano, 15 mulheres foram escolhidas pelo voto popular para compor o Legislativo estadual, aumento de 50% em relação às eleições de 2018. Com isso, a ALMG terá, a partir de 2023, a maior bancada feminina de sua história.

No encontro promovido pela líder da bancada, deputada Leninha (PT), Patrus apresentou às novas parlamentares as principais ações do Legislativo estadual em defesa dos direitos da mulher. O presidente lembrou, entre outras ações, da criação da Procuradoria da Mulher, da instituição da Bancada Feminina, da regulamentação da licença-maternidade e da assinatura da carta-compromisso pelo parto seguro.

Patrus destacou, também, o rol de proposições aprovadas e transformadas em lei neste mandato que buscaram assegurar direitos fundamentais para as mulheres e combater o feminicídio e a desigualdade de gênero. Ainda, reforçou o compromisso da Casa em dar continuidade aos debates de pautas prioritárias para o gênero. “É importante que a mulher tenha mais protagonismo na Assembleia. A participação delas qualifica o debate e o cuidado com a população. Tenho certeza que a ampliação da participação das mulheres torna esta Casa cada dia melhor”, afirmou.

O crescimento da participação feminina na política mineira também foi destacado pelas parlamentares na reunião. Para a deputada Leninha, o avanço na representatividade reforça o combate à discriminação. “A criação da bancada foi um marco muito importante. E a gente ampliou, agora, o número de mulheres na Casa para fortalecer a luta pelo fim da violência e do preconceito”, disse.

Na oportunidade, a procuradora da Mulher da ALMG, deputada Ione Pinheiro (União), exaltou trabalhos desenvolvidos pela Procuradoria em relação à proteção das mulheres. “[A Procuradoria da Mulher] é um canal de denúncia e conscientização, principalmente, dos homens, para entenderem que queremos respeito e dignidade. Isso é uma caminhada. Com a chegada de mais mulheres, fortaleceremos essa luta”, assegurou.

Ainda participaram do encontro as deputadas Beatriz Cerqueira (PT), Ana Paula Siqueira (Rede) e Laura Serrano (Novo) e as recém-eleitas Alê Portela (PL), Bella Gonçalves (Psol), Lohanna (PV), Macaé Evaristo (PT) e Nayara Rocha (PP).

Combate ao feminicídio será prioritário na 20.ª Legislatura
Minas Gerais lidera o ranking de feminicídios no Brasil. Apenas em 2021, foram ao menos 154 casos registrados no estado. Na reunião, a presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Ana Paula Siqueira, destacou as ações desta Legislatura na luta contra o assassinato de mulheres em razão do seu gênero. “Fizemos um trabalho amplo, que levou o olhar das mulheres sobre as políticas públicas de saúde, de assistência social, de desenvolvimento econômico e ambientais. E não pudemos fugir do enfrentamento das diversas violências contra meninas e mulheres, especialmente, a violência doméstica e familiar, que, infelizmente, é crescente em Minas Gerais”, salientou

Para a líder da bancada feminina na ALMG, deputada Leninha, o combate à violência contra a mulher é um dever de todos os Poderes do Estado. “Precisamos contar não só com a Assembleia Legislativa, mas, também, com o Poder Executivo, com o Judiciário; enfim, com todos os mecanismos que trabalham em defesa da vida das mulheres. Apesar da Lei Maria da Penha, esse número [de feminicídios] não vem diminuindo. Minas Gerais ocupa uma posição vergonhosa em ranking nacional e, por isso, lutaremos ainda mais por mecanismos de prevenção e formação, para que os homens entendam que nós, mulheres, queremos viver”, declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...