Pular para o conteúdo principal

"AZULEJARIA LUIZ TEIXEIRA" PASSA POR MANUTENÇÃO EM ITAJUBÁ

Ação de conservação do patrimônio está sendo realizada com recursos do CODPHAI

Existe uma obra de arte exposta na escadaria da Igreja Matriz Nossa Senhora Soledade desde a década de 1950. Trata-se da “Azulejaria Luiz Teixeira”, um bem tombado do município de Itajubá com grande importância histórica para a cidade e que agora está passando por obras de manutenção através da Prefeitura de Itajubá com recursos do fundo do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Itajubá (CODPHAI).

Com recursos do mesmo fundo, outros bens tombados do município também estão passando por manutenção. A ação teve início no Posto de Gasolina da Sociedade dos Motoristas, considerado o menor do mundo pelo Guinness Book. Além do posto e da Azulejaria, também receberão a manutenção o “Santo Cruzeiro” e a “Mulher de Bronze e seu Mausoléu”, bens estes escolhidos e aprovados no plano de aplicação do CODPHAI junto aos seus membros.

A manutenção inclui, em grande parte, o reparo e pintura para a conservação dos bens, além da restauração da iluminação padrão em casos onde há necessidade.

A ação conta pontos para o município no Programa ICMS Patrimônio Cultural. Quanto maior a pontuação, maiores são os recursos que o município recebe do Governo de Minas para construir e colocar em prática sua política municipal de proteção ao patrimônio cultural. Importante destacar que, através de um trabalho conjunto entre a Atual Administração, CODPHAI e comunidade, o município recebeu, neste ano, a maior pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural da história e também a maior entre todos os municípios que integram o Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira.

“Azulejaria”
A obra confeccionada pelo artista plástico Luiz Teixeira retrata uma paisagem urbana da cidade de Itajubá no final do século XIX, mais precisamente em 1.888. Ela é composta por 50 azulejos de 20 cm x 20 cm pintados com tinta cerâmica. Por seu valor histórico e estilístico, está tombada desde 2006 pelo Decreto nº 3748.

O itajubense Luiz Teixeira foi um grande artista reconhecido pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde recebeu medalha de honra. A técnica de pintura de azulejo é muito peculiar e faz parte do acervo da última fase do pintor. Seu acervo contem mais de 300 peças, incluindo obras expostas em museu de Madri, na Espanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...