Pular para o conteúdo principal

MARELLI INSTALA CD EM VARGINHA; PLANTA INDUSTRIAL DE AMORTECEDORES CONTINUA EM LAVRAS

Unidade de Varginha atende demanda da estratégia logística da empresa; Planta de Lavras segue com a produção de amortecedores

A divisão de reposição da Magneti Marelli, a Marelli Cofap Aftermarket iniciou a construção de seu novo centro logístico instalado em Varginha, no Sul de Minas. O Centro de Distribuição (CD) é composto por um galpão de 83 mil m² fruto de investimento de R$ 300 milhões, instalado dentro do condomínio empresarial Citlog, em parceria com a Hedge Investments e o Porto Seco Sul de Minas. O projeto contou com o apoio da Prefeitura de Varginha e do Governo de Minas Gerais.

A Marelli Cofap Aftermarket escolheu Varginha não somente pela sua localização geográfica, a cerca de 300 km das três maiores capitais do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), mas principalmente porque é um dos poucos “portos secos” do Brasil, com a infraestrutura necessária para o devido suporte às atividades da empresa.

O CEO do grupo Marelli, Stefano Sancassani, disse à imprensa que a unidade abrigará boa parte do estoque da companhia. Especialmente o que vem do exterior. Segundo ele, a localização no Porto Seco também será importante, uma vez que o entreposto poderá agilizar algumas atividades logísticas.

Futuramente a Marelli em Varginha também deverá produzir equipamentos da linha de suspensão da empresa. 

Estratégia focada na logística
Com a instalação em Varginha, a Marelli Cofap Aftermarket intensifica sua estratégia de expansão no país num momento de forte transformação e competitividade do mercado de reposição de autopeças, com foco na sustentabilidade do negócio e principalmente no sentido de garantir e reforçar o compromisso com seus clientes, aumentando a velocidade e a capilaridade na distribuição das 70 linhas de produtos de seu portfólio, destinado aos segmentos automotivo - veículos leves, comerciais e agrícolas – e de duas rodas.

A Marelli Cofap Aftermarket é a maior empresa do segmento no Brasil, líder do mercado de reposição de autopeças em diversas linhas de produtos, com o maior portfólio de componentes para veículos de passageiros, veículos comerciais e motocicletas, com as marcas Cofap e Magneti Marelli. 

Planta de Lavras
O Grupo Magneti Marelli é uma das maiores fabricantes de sistemas e componentes automotivos do mundo e a maior empresa do mercado de reposição de autopeças nacional, está presente no Brasil desde 1978. O

O grupo mantém em Lavras, também no Sul de Minas, a planta industrial de amortecedores, a Magneti Marelli Cofap. A planta de Lavras, criada em 22 de fevereiro de 1988 na cidade mineira, se consolidou como uma referência mundial no segmento de amortecedores, sendo fornecedora oficial para montadoras automotivas nacionais e também para o mercado externo, atingindo diversos países. 

A planta de Lavras, inicialmente além da produção de amortecedore (que é um dos itens que fazem parte da linha de suspensão veicular), também fazia o trabalho da Divisão de Aftermarket, com a embalagem e a logística de distribuição dos amortecedores. Há alguns anos, por questões de estratégia e segurança, a embalagem e distribuição foram transferidas para uma unidade localizada no Estado de São Paulo, ficando a planta de Lavras responsável apenas pela produção dos amortecedores. 

Agora, a Divisão Aftermarket deixa o Estado de São Paulo e instala o armazém logístico em Varginha, oferecendo condições mais estratégicas para o grupo italiano. 

Lavras é uma cidade Polo na produção de autopeças, sendo estratégica para o Grupo Marelli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...