Pular para o conteúdo principal

ACORDO COM A RECEITA FEDERAL GARANTE INSTALAÇÃO DO NAF NO CAMPUS DA UFLA


No dia 15 de dezembro foi celebrado um acordo entre a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Receita Federal para implantação de um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na universidade. O acordo foi assinado pelo reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e pelo delegado da Receita Federal em Varginha, Eduardo Antônio Costa, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFLA).

O NAF é um projeto criado pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior de todo o País, com o objetivo de oferecer serviços fiscais e contábeis gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de baixa renda. Por meio desse projeto, a Receita Federal busca também ampliar o conhecimento da população acadêmica e externa a respeito da função econômica e social dos tributos e, com o apoio das universidades, estreitar a relação com o público atendido pela Receita Federal.

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, o reitor da UFLA enfatizou que as parcerias com a Receita Federal têm crescido e são bem-vindas. “Estamos sempre abertos a conversar, e à disposição para colaborar com os projetos no que for possível, contemplando o interesse público envolvido nas atividades das duas instituições”, disse. Estiveram presentes no evento, além do reitor e do delegado da Receita Federal, a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha; o pró-reitor de Infraestrutura e Logística, professor João Cândido de Souza; o diretor de Licitações, Contratos e Convênios, João Antônio da Cruz Pedrozo; a agente da Receita Federal em Lavras; Ana Carolina Rodrigues Carvalho, e professores coordenadores do projeto na UFLA (Juciara Nunes de Alcântara e Janderson Martins Vaz).


Mais sobre o projeto do NAF na UFLA
O NAF/UFLA será coordenado pela professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA Juciara Nunes de Alcântara. A previsão de seleção dos participantes é para o 1º semestre de 2023, e poderão se inscrever docentes, técnicos administrativos e estudantes de todos os cursos que estejam vinculados à UFLA. A Receita Federal capacita os membros do Núcleo de Apoio por meio de treinamentos, discussões, palestras e visitas técnicas guiadas, para que eles possam assessorar a população em suas obrigações fiscais e contábeis, como abertura de CNPJ, declaração de imposto de renda, dentre outras questões relacionadas a tributos. Além disso, a Receita Federal disponibiliza uma plataforma de cursos voltados ao conhecimento sobre esse assunto, aberta à comunidade universitária em geral.

Para o professor do Departamento de Administração Pública (DAP) da UFLA e coordenador adjunto do Núcleo, Janderson Martins Vaz, o NAF/UFLA é uma oportunidade para que os estudantes participantes coloquem em prática os aprendizados obtidos em sala de aula. É também uma forma para os que são leigos no assunto adquirirem conhecimento para quando forem executar suas obrigações tributárias, algo que faz parte da vida de toda população.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal funcionará no prédio do Departamento de Direito da UFLA (DIR) da UFLA, na sala onde também está lotado o Núcleo de Práticas Jurídicas. Atuará também como coordenadora adjunta a professora do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA) Heloísa Rosa Carvalho.

É importante salientar que o NAF não é um posto de atendimento da Receita Federal ou um convênio oficial entre a Receita Federal e a instituição de Ensino Superior, bem como não substitui escritórios de contabilidade ou assessorias contábeis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...