Pular para o conteúdo principal

DIOCESE DA CAMPANHA CRIA NOVA FORANIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS


No último dia 26 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campo do Meio, no Sul de Minas, ocorreu a Santa Missa de instalação canônica da mais nova forania da Diocese da Campanha, presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Cunha Cruz, Bispo Diocesano.

Forania é um grupo determinado de paróquias dentro da Diocese. Cada forania é confiada a um vigário forâneo. Essa união de diversas paróquias, mais próximas territorialmente, favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum.

A nova forania, que adotou São Francisco de Assis como patrono, em referência a exuberante natureza que lhe é característica, foi desmembrada da Forania Beato Padre Victor, e é composta pelas Paróquias Nossa Senhora Aparecida (Campo do Meio), Nossa Senhora do Carmo (Campos Gerais), Nossa Senhora das Dores, Santa Rita e Nossa Senhora das Graças (Boa Esperança), Nossa Senhora Aparecida (Ilicínea), São Francisco de Assis (Guapé), bem como a Região Pastoral Bom Jesus dos Aflitos (Distrito de Itaci).

A celebração contou com a participação dos padres, diáconos, religiosas, leigos e leigas, das diversas paróquias que compõem as foranias Beato Padre Victor e São Francisco de Assis. Após a saudação inicial, o bispo diocesano solicitou ao padre Jean Steferson Pereira, coordenador diocesano de Pastoral, para que procedesse a leitura do decreto de criação da nova forania e as provisões dos novos vigários forâneos: padre André Rodrigues Vilas Boas (Forania Beato Padre Victor), e padre Ilídio Coelho (Forania São Francisco de Assis).

Em sua homilia, dom Pedro Cunha Cruz destacou que a criação da nova forania atende a demanda pastoral da região, dada a sua extensão, e foi aprovada pelo Conselho Presbiteral pelo Conselho Forâneo de Pastoral, considerando que essa iniciativa favorecerá a comunhão e a participação de todo o povo de Deus - ministros ordenados, religiosas e leigos - no trabalho missionário de evangelização, nessa porção da Diocese. 

Ressaltou ainda que esse desmembramento não se trata de divisão ou separação fragmentadora, mas pretende buscar integrar de maneira mais próxima e melhor organizar as forças vivas, para que possam servir melhor os fiéis de cada uma das foranias. Recordou ainda, o belo histórico dos trabalhos pastorais, realizados ao longo da história da forania Beato Padre Victor, que não se perdem no tempo com essa redefinição canônica, mas servem de base para as futuras ações evangelizadoras na região.

Ao final, o pároco da comunidade anfitriã, padre Walter Dauzcuk, convidou toda a assembleia para um almoço de confraternização, marcando esse momento como o Dia da Forania.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...