Pular para o conteúdo principal

ENTENDA COMO FUNCIONA A TELEGESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM RIBEIRÃO DAS NEVES

Software permite o controle de parques de iluminação de forma remota e em tempo real

A tecnologia é a melhor aliada quando tratamos sobre eficiência energética na iluminação pública (IP). Isso porque, ao adotarem sistemas de automação com telemonitoramento e telegestão, os municípios oferecem iluminação de melhor qualidade e com menos custos à comunidade.

Foi em busca dessas melhorias que a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, lançou um edital em 2019 para uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do seu parque de iluminação pública. O vencedor foi o Consórcio IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano.

Em dezembro de 2019, o Consórcio deu início à operação de prestação de serviços para modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade. Durante esse trabalho, está empregando tecnologia de ponta e criou um Centro de Controle Operacional (CCO) para o gerenciamento das demandas do sistema de IP. Ainda, implantou um software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão em Ribeirão das Neves.

Entenda o software de telegestão
O software de telegestão é uma tecnologia que possibilita a implantação da Internet das Coisas (IoT) na iluminação pública. Assim, ele permite o controle de parques de iluminação de forma remota e em tempo real.

E só isso! É a porta de entrada para otimizar serviços e infraestrutura pública e conectá-los com as pessoas. Agora, acompanhe neste post como funciona essa inovação.

Mas antes, você deve estar se perguntando: quais os benefícios dessa automatização para a iluminação pública da cidade? São muitos. Entre os principais estão: garantir maior eficiência energética, bem como economia aos cofres públicos. Outra vantagem importante é diminuir drasticamente o índice de falhas, como lâmpadas queimadas, o que proporciona maior conforto e segurança aos moradores.

A telegestão é um sistema desenvolvido a partir de uma rede de comunicação sem fio, chamada mesh. Essa rede em malha permite criar um sistema wi-fi capaz de conectar diversos dispositivos para se comunicarem entre si. Logo, formam uma rede única. Assim, quando falamos de iluminação pública, cada poste com luminária representa um desses módulos.

Antes de mais nada, controlar a iluminação pública de forma remota exige um software de telegestão. Além disso, é preciso uma série de hardwares. Vejamos como funciona. Em primeiro lugar, dispositivos eletrônicos são acoplados às luminárias onde são armazenadas as informações. Dessa forma, esses módulos se comunicam por rede sem fio a um Centro de Controle Operacional (CCO).

Por sua vez, o software de telegestão interpreta os dados, relacionados à tensão, corrente, potência da lâmpada, eficiência energética e outras informações. Assim, é possível identificar de forma automática e a distância quando uma luminária requer manutenção. Além disso, o próprio sistema tem a possibilidade de enviar no mesmo instante o chamado à equipe de campo.

Diferencial do software de telegestão de Ribeirão das Neves
Ribeirão das Neves é uma das primeiras cidades da região metropolitana de Belo Horizonte a adotar software de telegestão na iluminação pública. Assim, o sistema inteligente já mostra resultados substanciais por conta da maior agilidade nas operações.

O Consórcio IP Minas criou um Centro de Controle Operacional (CCO) para o gerenciamento das demandas do parque de iluminação. Também implantou um software de gerenciamento desenvolvido especialmente para a telegestão no município.

Dessa forma, a iluminação de praças, parques e demais espaços públicos em Ribeirão das Neves é controlada pelo sistema. Na cidade, problemas em luminárias, como lâmpadas acesas durante o dia, apagadas à noite ou piscando, são identificadas na hora da ocorrência.

Eficácia no monitoramento da IP Minas
O IP Minas acompanha em tempo real a potência nos pontos de iluminação pública, conforme indicadores técnicos de funcionamento. Quando o local monitorado apresenta valores inferiores ao estabelecido como adequado, o sistema emite um alerta. Isso faz toda a diferença, porque possibilita o acionamento imediato das equipes para solucionar o problema. É assim que o atendimento é agilizado.

O software de telegestão tem sua eficácia comprovada ao compararmos a operação em dezembro de 2019, quando a IP Minas assumiu o parque de iluminação pública Antes, a taxa de falha dos pontos existentes em Ribeirão das Neves era muito alta: 15,30%. Ultimamente houve uma melhora de 85%. Portanto, tornar a iluminação pública inteligente é um ótimo investimento!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...