Pular para o conteúdo principal

OURO PRETO BUSCA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS ENCHENTES EM AMARANTINA

Rio Maracujá, em Amarantina

Um importante passo foi dado ontem, 6 de dezembro, quando a prefeitura de Ouro Preto se reuniu com da Defesa Civil e representantes de outros setores envolvidos como o tema “Rio Maracujá”, para tratar de assuntos referentes ao convênio firmado pelo município com o Instituto Federal de Minas Gerai (IFMG), Campus Ouro Preto.

Essa parceria irá viabilizar o mapeamento hidrológico do Rio Maracujá e os trabalhos contribuirão com informações importantes de suporte às ações de prevenção contra enchentes, ajudando também no trabalho de conscientização da comunidade de Amarantina, distrito de Ouro Preto.

Para o prefeito Angelo Oswaldo, os estudos trarão resultados bastante positivos: “Teremos informações detalhadas sobre a situação da bacia do Maracujá, especialmente, na área territorial do distrito de Amarantina, para adoção das medidas necessárias de proteção da população nos momentos de emergência e para melhor conhecimento desse território, para tomarmos medidas adequadas de controle das enchentes”. 

O secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, afirma que é preciso conhecer “o comportamento da água e da calha do rio” no distrito, para que as medidas mais acertadas de precaução relacionadas aos riscos hidrológicos naquela região sejam tomadas.

Os trabalhos serão coordenados pela equipe do Curso de Geografia do IFMG e poderão envolver especialistas de outras áreas, como do Curso de Meio Ambiente. Alunos bolsistas de graduação e mestrado aturarão na coleta de informações, na elaboração dos mapas e no processo de diálogo com a comunidade.

O diretor-geral do IFMG, Reginato Fernandes, destacou a importância desse projeto: “Nós colocamos o IFMG à disposição da Prefeitura e da comunidade de Amarantina para que possamos entender melhor os alagamentos que ocorrem naquele distrito. Os frutos desse convênio poderão ser usados pela Prefeitura e pela comunidade para compreender um pouco mais desses fenômenos naturais e lidar melhor com eles”.

Também participaram do encontro os secretários Yuri Assunção (Governo), Chiquinho de Assis (Meio Ambiente), Crovymara Batalha (Planejamento e Gestão), a representante do Curso de Geografia do IFMG, Cecília Andrade, do Laboratório de Geoprocessamento, Jairo Rodrigues Silva, e também os vereadores Matheus Pacheco e Lilian Albuquerque, além de lideranças comunitárias do distrito de Amarantina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...