Pular para o conteúdo principal

OURO PRETO É A CIDADE MAIS PROCURADA POR TURISTAS QUE VISITAM MINAS GERAIS

Cidade também aparece como o destino em que os visitantes mais gostaram de conhecer

Na última sexta-feira, dia 25, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), divulgou os dados da pesquisa de demanda turística do estado. Os dados da pesquisa foram divulgados durante o lançamento da campanha "A liberdade mora em Minas", no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

A pesquisa demonstra que 29% dos visitantes viajam para mais de um destino em Minas Gerais, e os mais procurados são Ouro Preto, Tiradentes, Belo Horizonte, São João Del-Rei e a nossa vizinha Mariana. Ouro Preto também aparece no ranking de destinos que os visitantes mais gostaram de conhecer, seguido por Capitólio, Belo Horizonte, Tiradentes, Diamantina e São Tomé das Letras.

Ouro Preto têm se destacado na retomada do turismo, desde o mês de abril deste ano a cidade tem percebido o intenso fluxo de turistas na cidade. A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem trabalhado intensamente para o desenvolvimento da atividade no município, principalmente por meio da promoção do turismo cultural e a realização contínua de eventos que tem dado retorno positivo à cidade. Conforme dados disponibilizados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH - regional Ouro Preto), no mês de junho de 2022, a taxa de ocupação hoteleira foi de 60%; em julho, de 85%, sendo um aumento de aproximadamente 20%. Além disso, aos finais de semana, a taxa de ocupação foi de 100% em todo o mês de julho. O Inventário da Oferta Turística certifica que Ouro Preto possui cerca de 200 meios de hospedagem, incluindo sede e distritos, 2 mil unidades habitacionais e 5.200 leitos.

O estudo encomendado pelo Governo de Minas foi realizado durante o mês de julho, período de alta temporada, em que a circulação de turistas aumenta consideravelmente. Durante a pesquisa foram ouvidos cerca de 12 mil viajantes em 52 municípios. O objetivo da pesquisa foi entender o perfil de turistas que visitam cada destino do estado, seu perfil socioeconômico, motivações da visita, expectativas e consumo na região. Os dados ajudam na formulação de políticas públicas voltadas ao setor.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui https://www.observatorioturismo.mg.gov.br/?p=5313

A Secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro destaca o trabalho da pasta que comanda no desenvolvimento da atividade turística na cidade: “A Secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto vem trabalhando intensamente no fomento do turismo cultural, nós estamos em uma cidade que é a primeira a ser tombada patrimônio mundial, registrada nos livros da UNESCO no ano de 1980. 

Então, Ouro Preto além de sua riqueza e beleza natural, dispõe de cultura, de arte e é desta forma que nós viemos trabalhando o aumento do turismo: dinamizando, equipando, fomentando grupos culturais, corporações musicais, manifestações do nosso patrimônio imaterial, saberes, fazeres, sabores, valorizando os distritos, as riquezas das nossas comunidades para ampliar novas possibilidades para que o turista possa conhecer não só a sede do município, o Centro Histórico, como também as ricas oportunidades nas comunidades adjacentes.”

*Por Patrick de Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...