Pular para o conteúdo principal

PESQUISA DESENVOLVIDA NO INATEL É PUBLICADA NA REVISTA NATURE


O aluno de Doutorado, Eduardo Saia Lima, conseguiu um feito inédito para o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica. A pesquisa desenvolvida por ele como parte de sua tese, que aborda a aplicação de circuitos fotônicos integrados às redes 5G, foi publicada na Nature Scientific Report, uma das revistas científicas mais importantes do mundo. Eduardo é integrante da equipe do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access) e é orientado pelo professor Arismar Cerqueira Sodré Junior.

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com duas instituições da Itália, a Scuola Superiore Sant’Anna e o Consiglio Nazionale dele Ricerche (CNR), além de pesquisadores da Unicamp. Os pesquisadores italianos foram responsáveis pelo projeto e fabricação do circuito fotônico integrado e os pesquisadores brasileiros pelos testes e aplicação do chip em uma rede 5G.

“O circuito fotônico integrado faz multiplicação de frequência elétrica utilizando o processamento fotônico. A Ideia é atingir a frequência de ondas milimétricas, o que é tipicamente muito caro para ser feito hoje utilizando componentes eletrônicos. Então, a fotônica permite fazer esse processamento de forma simplificada e, com a óptica integrada, conseguimos fazer o processamento com esse chip, reduzindo o tamanho do hardware em dezenas de vezes e também o consumo energético. Esse é o diferencial do projeto”, explica Eduardo.

Segundo ele, esse chip pode ser utilizado em uma central de distribuição para enviar o sinal 5G para várias rádio-bases, auxiliando na criação de pontos de acesso 5G operando em ondas milimétricas. Ou seja, apenas um chip consegue substituir dezenas de hardwares que ficariam na ponta do sistema. A aplicação pode ser usada ainda para as futuras redes 6G de comunicação.

“É uma pesquisa muito inovadora, uma tecnologia que está em processo de amadurecimento, por isso, esse teste com o chip utilizando 5G é muito válido. Existem poucas amostras de chips como esse no mundo e nós demonstrando que essa tecnologia funcionaria para 5G e já prospectando para 6G, uma vez que, nas futuras redes de comunicação móvel, haverá uma demanda muito grande pela integração de componentes e processamento utilizando óptica para substituir eletrônica”, detalha o aluno.

Foram três anos e meio de pesquisa, os últimos dois em parceria com as instituições da Itália, para que Eduardo chegasse a esses resultados, no entanto, a tese de doutorado dele deve ser concluída somente no ano que vem. Até o momento, a pesquisa gerou três artigos publicados em periódicos, entre eles o da Nature, e quatro apresentações em congressos nacionais e internacionais.

“Confesso que não acreditava que isso seria possível, pois é uma revista em que é muito difícil ser aceito. O apoio do professor Arismar foi fundamental. Ele acreditou desde o começo que conseguiríamos esse feito. Durante o meu mestrado ele já dizia que um dia iriamos publicar na Nature e esse incentivo dele fez toda a diferença”, relembra Eduardo.

Para o professor Arismar, essa pesquisa contribui com óptica integrada em altíssimo nível e aplicação em 5G no nível do estado da arte mundial. “Esse trabalho do programa de Doutorado do Inatel é de extrema importância e pode ser considerado um divisor de águas, pois a Nature é o veículo de comunicação científica mais importante do mundo. O primeiro volume da Nature foi publicado em 1969, há mais de 150 anos e, a partir de então, todas as grandes pesquisas do mundo, seja na área de medicina, tecnologia, economia, etc, sempre passam por lá. Muito dos prêmios Nobel publicaram na revista. Especificamente, o Nature Scientific Report, onde o trabalho foi publicado, foi em 2021, uma das 5 revistas mais citadas do mundo, com mais de 696 mil citações. Então, mostra o nível de importância desse trabalho, o impacto científico e a importância para a comunidade científica em geral”, destaca o professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...