Pular para o conteúdo principal

PM DE MEIO AMBIENTE FRUSTRA CAPTURA DE PÁSSAROS NA ZONA RURAL DE CANDEIAS


Após receber informações anônimas sobre a existência de um veículo ocupado por indivíduos em atitude suspeita na localidade denominada Estiva, Zona Rural, Candeias, policias militares daquela cidade, lograram êxito em localizar o veículo e abordar os seus ocupantes.

Na ação, os militares constataram que eles estavam realizando a apanha de pássaros da fauna silvestre brasileira em área de mata. Alguns deles eram oriundos do Estado do Rio de Janeiro.

Esteve no local a guarnição da Polícia Militar de Meio Ambiente sediada em Campo Belo, a qual é especializada na prevenção e combate a crimes e infrações administrativas ambientais.

No local, a guarnição especializada realizou uma varredura em área de mata e localizou dois pássaros da fauna silvestre brasileira da espécie popularmente conhecida como “Trinca-ferro”, os quais eram utilizados para atrair as aves por ali existentes.

Os militares ainda, constataram que os pássaros utilizados pelos abordados possuíam sistemas de marcação (anilhas) irregulares e estavam acondicionados em gaiolas com armadilhas acopladas (alçapões e batedeiras). Na oportunidade, foi localizada uma caixa de transporte, com dois pássaros bravios, o que é indicativo de captura recente.

Posteriormente, foram realizadas diligências em duas residências situadas no perímetro urbano de Candeias, as quais possuíam relação com os indivíduos abordados, sendo localizadas mais dois pássaros da fauna silvestre nativa, sendo um “Trinca-ferro” e um “Canário-da-terra”, além de diversas gaiolas, armadilhas e caixas de transporte. Ficou constatada a situação de maus-tratos contra as aves, estando estas acondicionadas em gaiolas desprovidas de higienização. Dois pássaros, aparentemente, recém capturados estavam acondicionados em uma caixa de transporte com compartimentos de dimensões diminutas, o que impossibilita que o animal gire em torno do próprio corpo, não havendo disponibilidade de água e alimento.

Os policiais militares deram voz de prisão em flagrante aos abordados pela prática de diversos crimes ambientais e os conduziram à Delegacia de Polícia Civil de Campo Belo, onde o delegado Plantonista ratificou o flagrante. Em desfavor dos conduzidos foram lavradas autuações, através das quais foram apreendidas as aves, gaiolas, armadilhas, veículo e outros objetos.

Os pássaros serão avaliados por um Médico Veterinário, a fim de verificar as suas condições sanitárias. Caso o profissional entenda por bem, os recém capturados serão soltos em ambiente natural, já as aves anilhadas serão encaminhadas para o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (CETRAS) de Divinópolis, onde receberam cuidados especializados até estarem aptas a soltura.

*Com informações e imagens da Polícia Militar de Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...