Pular para o conteúdo principal

POST NO TWITTER DO REITOR DA UFLA GERA POLÊMICA NAS REDES SOCIAIS


Um post feito no Twitter pessoal do reitor Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, no dia 13 de novembro e viralizada agora nas redes sociais, gerou polêmica. Na publicação, feita semanas após o segundo turno da eleição presidencial, o dirigente diz que durante 3 anos teve que usar um perfil fake na rede social e, que segundo ele, seria para evitar represálias à instituição diante de opiniões pessoais suas.

O professor João Chrysóstomo não é uma unanimidade e sua gestão à frente da UFLA é polêmica desde que assumiu. Oriundo do grupo político dos ex-reitores Antônio Nazareno Guimarães Mendes e José Roberto Soares Scolforo, da qual ocupou altos cargos, Chrysóstomo conseguiu chegar ao cargo com o apoio do grupo político dos ex-dirigentes, porém, logo no início de sua posse e gestão, rompeu com então aliados do grupo político.

Também passou por polêmicas envolvendo a gestão da universidade com a cena política local da cidade. Durante este período de sua gestão, sob Governo Bolsonaro, a universidade assim como todas, passa por grandes dificuldades, porém a gestão de Chrysóstomo é contestada por uma falta de esforço e ousadia ao lidar com as intempéries. Durantes as gestões Nazareno e Scolforo, a UFLA experimentou seu melhor momento, com grandes investimentos, obras, expansão e abertura de novos cursos e, mesmo nos períodos que também houveram dificuldades, as duas gestões trabalharam arduamente.

A gestão Chrysóstomo é bastante criticada pela demissão de terceirizados, descontinuidade de projetos e ações e uma certa inação diante dos problemas gerados pelo atual Governo.

Diante disso, a postagem do reitor e sua exposição na rede social, mostrou que o mesmo não teve força para expor suas ideias e lutas de "cara limpa".

Visita fechada e polêmica
Embora no post o reitor fala que durante o Governo Bolsonaro não via liberdade de expressão, em sua gestão como dirigente da UFLA, durante o atual governo se silenciou diante de vários ataques perpetrados pelo MEC contra a universidade pública.

Vale destacar que em setembro de 2021, a Direção Executiva da UFLA determinou a suspensão das aulas e limitou todo acesso e tráfego ao campus, em um dia útil e letivo, apenas para receber o então ministro da Educação Milton Ribeiro, para o mesmo não ser hostilizado e cobrado quanto a sua gestão na pasta. Para fugir de possíveis manifestações, Ribeiro pouso de helicóptero já dentro do campus da UFLA.  A passagem dele pela universidade foi cercada por forte esquema de segurança e restrição até a imprensa.

Posteriormente, Ribeiro deixaria o MEC em meio a graves denúncias e seria preso por alguns dias.

Sucessão
No segundo semestre de 2023 à comunidade acadêmica (professores, servidores e alunos) vai às urnas na consulta a comunidade (eleição) para escolha dos cargos de reitor e vice. Posteriormente, a consulta é submetida do órgão máximo da universidade, o Conselho Universitário, que irá escolher três nomes (lista tríplice) para ser enviado ao MEC para escolha do novo reitor. Após a escolha, o reitor é empossado em maio de 2024 e nomeia seu vice.

Até o momento não se sabe se Chrysóstomo tentará buscar uma reeleição na UFLA. A grande expectativa é quem irá representar o grupo político dos ex-reitores Antônio Nazareno Mendes e José Roberto Scolforo.

O novo reitor da UFLA tomará posse no ano em que a população irá às urnas para escolha dos cargos de prefeito e vice.

Outro lado
A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a Coordenadoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras para saber o posicionamento da instituição, porém até o momento, não houve retorno.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Anônimo disse…
Que saudade de um homem de palavra, correto, fantástico, como o professor DR. ALYSSON. A ESAL chegou a UFLA por causa de HOMENS iguais a ele e profissionais da agricultura que ele tinha ao lado.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...