Pular para o conteúdo principal

PROJETO MEL ENTRE FLORES: NOVAS CAIXAS DE ABELHAS SÃO INSTALADAS EM CAXAMBU


O segundo evento do projeto “Mel entre Flores” aconteceu nesta quarta-feira, dia 21, na Praça Santa Isabel em Caxambu, no Circuito das Águas, onde foi instalada uma caixa de abelha nativa Jataí e ministrado a Oficina de Conscientização.

Em seguida, o grupo que participou da ação se dirigiu ao Centro de Convenções, onde foi instalada uma caixa de abelha nativa Mandaçaia. Por fim, foram instaladas duas iscas de captura de abelhas nativas no espaço externo do Museu Municipal, no qual será instalado a próxima caixa, em janeiro de 2023.

Na abertura do evento, a diretora de Saneamento Helena Luisa abordou a importância do projeto e explicou que estava acontecendo a segunda instalação, tendo sido a primeira no Horto Municipal. Agradeceu a parceria com a Secretaria de Turismo e a presença de representantes da Secretaria de Obras e de Desenvolvimento Econômico. “É importante conscientizar a população de que estas abelhas não geram perigo nenhum, pelo contrário, só estão contribuindo para o meio ambiente” – explicou Helena Luisa.

O evento foi guiado pelo voluntário Dirceu Castro, proprietário do Apiário Canto do Vale. O palestrante explicou como é o funcionamento da colmeia de abelhas jataí e mandaçaia, falou sobre o porquê da escolha do local e disse sobre a importância e raridade do mel destas abelhas.

As abelhas nativas não possuem ferrão, são de pequeno porte e produzem uma quantidade pequena de mel quando comparadas as abelhas Appis (abelhas com ferrão e responsáveis pela grande maioria do mel comercial). As caixas instaladas são para proteção do enxame e não devem ser utilizadas como apoio ou qualquer outra finalidade que não seja a de moradia para as abelhas.

-“Foi muito interessante ver esta iniciativa, como uma manutenção dos polinizadores naturais, como projeto de educação ambiental para população e como atrativo turístico, demonstrando que a prefeitura cuida e se envolve com o meio ambiente. ” – disse o biólogo Ronaldo Sampaio que acompanhou as instalações.

A diretora de Agropecuária da Prefeitura de Caxambu e médica veterinária Mariana Berutti destacou a importância da ação –“Esta iniciativa é importante para população ter conhecimento de que existem outras espécies de abelhas, no caso nativas, para conscientização e para educação ambiental.”- afirmou.

O projeto “Mel entre Flores” visa a proteção e divulgação das abelhas nativas, que não possuem ferrão e não oferecem risco à população, com a instalação de 5 (cinco) caixas de abelhas e oficinas de educação e conscientização ambiental. Estas abelhas são responsáveis pela polinização em plantas, um papel estratégico na reconstituição de florestas tropicais e conservação de remanescentes florestais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...