Pular para o conteúdo principal

ACORDO FORTALECE IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA EM VARGINHA


Em mais um importante movimento para viabilizar a instalação do curso de graduação em Medicina em Varginha pelo Unis, a Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG), mantenedora do Grupo Educacional, assinou no final de dezembro um acordo de cooperação com a Fundação Hospitalar do Município de Varginha (FHOMUV), mantenedora do Hospital Bom Pastor, para promover o efetivo funcionamento de curso de Bacharelado em Medicina na cidade.

Assinado no dia 26 de dezembro de 2022 e publicado no Órgão Oficial do Município no dia 05/01/2023, o acordo de cooperação orienta a participação conjunta do Hospital Bom Pastor e do Centro Universitário do Sul de Minas para o funcionamento pleno do curso em Varginha, fortalecendo também toda a cadeia de cursos e trabalhos realizados pelo Unis na área da saúde.

“A cada dia o Unis reforça o seu compromisso com o desenvolvimento completo da nossa região em todas as áreas que impactam verdadeiramente a nossa comunidade. A assinatura de mais este acordo com um importante órgão como a Fundação Hospitalar de Varginha e o Hospital Bom Pastor, é de grande valor para o trabalho que estamos realizando para trazer o curso de Medicina para Varginha, e fortalece também toda a nossa atuação e base de cursos de saúde. Assim conseguimos ampliar a capacitação dos profissionais formados pelo Unis, garantindo uma qualidade ainda maior para os serviços de saúde destinados à nossa cidade e região”, comentou o reitor do Centro Universitário, professor Felipe Flausino.

O acordo foi assinado pelo município de Varginha, através do prefeito Vérdi Lúcio Melo; pela Fundação Hospitalar do Município de Varginha, através do presidente Edson Antônio Menegueli; pelo Hospital Bom Pastor, através de Rosana de Paiva Silva Morais; e pela FEPESMIG, através do presidente Luiz Carlos Vieira Guedes.

O trabalho do Unis pela Medicina em Varginha
Esta assinatura dá sequência ao forte trabalho realizado pela FEPESMIG para apresentar mais um grande projeto que pode trazer impactos importantes para o desenvolvimento da cidade, principalmente na área da saúde.

O coordenador acadêmico do projeto do curso de Medicina, Doutor Gustavo Eugênio Martins Marinho, reforça a importância da assinatura de mais um acordo de cooperação com entidades municipais e o impacto deste movimento como uma grande oportunidade para garantir e amplificar a qualidade dos serviços de saúde ofertados na região, bem como da formação oferecida pelo Unis e pelo futuro curso de Medicina.

“Além de ser um polo regional de saúde, a cidade de Varginha é referência em vários campos da medicina e conta com uma comunidade médica e estruturas altamente qualificadas. Com certeza essa parceria firmada com a Fundação Hospitalar de Varginha e o Hospital Bom Pastor traz um grande diferencial para o desenvolvimento do projeto deste curso e para a qualidade da formação que vamos oferecer para nossos alunos e para os serviços de saúde destinados à nossa comunidade”, destacou Gustavo Eugênio.

O Centro Universitário vem preparando sua estrutura física na Cidade Universitária e buscando agregar o melhor corpo docente e a matriz curricular mais atualizada na área da Medicina, visando proporcionar oportunidades de desenvolvimento para Varginha e região de uma forma única e inovadora.

No dia 21 de dezembro de 2022, aconteceu uma das grandes movimentações para a vinda do curso para a cidade, com a assinatura de um acordo de cooperação entre a Prefeitura do Município de Varginha e a FEPESMIG, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento técnicos, científicos e culturais e possibilitar o desenvolvimento conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde, proporcionando inúmeros benefícios à comunidade varginhense através da atuação dos estudantes nas unidades de saúde, sempre supervisionados por professores.

Este mesmo acordo foi assinado também com o município de Três Pontas, onde o Unis passa a oferecer, a partir de 2023, o curso de Educação Física, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento na área da saúde para toda a nossa região.

Novos acordos de cooperação com entidades de Varginha e região devem ainda ser estabelecidos e anunciados pelo Grupo Unis, na busca por promover uma grande parceria regional neste movimento de trazer o curso de Medicina para o Unis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...