Pular para o conteúdo principal

PRIMEIROS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE EXCELÊNCIA EM CAFEICULTURA CHEGAM PARA ATUAR EM VARGINHA

 Novos profissionais chegam para atuarem no Centro de Excelência do Café

O Centro de Excelência em Cafeicultura, que está em fase final de construção, em Varginha, no Sul de Minas, começou a receber os primeiros especialistas que atuarão no local. O diretor, Kelsen de Andrade Nether, o analista de relações institucionais, Diógenes Caxin de Deus, e o analista técnico de negócios, Flávio de Oliveira Gouvêa, se juntam à equipe do Escritório Regional de Varginha do Sistema Faemg Senar, que, desde o final de 2022, já atua no prédio.

“Com a proximidade do fim das obras, muito em breve, o Centro de Excelência em Cafeicultura poderá iniciar as suas atividades para o público externo. Com a expertise e experiência dos profissionais que chegaram e dos demais que virão em breve, será possível fomentar ainda mais a cadeia produtiva do café com a promoção de capacitações, pesquisas e desenvolvimento de atividades que irão contribuir para o aprimoramento de processos e na qualificação da mão de obra envolvida em toda a cadeia produtiva, afirma o gerente do Escritório Regional, Caio Sérgio Santos e Oliveira.

Com área construída de aproximadamente cinco mil metros quadrados e instalado em um terreno de 20 mil metros quadrados, localizado ao lado da Fazenda Experimental da Fundação Procafé, o Centro de Excelência em Cafeicultura possui espaço para exposições, centro de convenções, quatro laboratórios (um exclusivo para cafés especiais), salas de aulas e áreas para pesquisas e experimentos.

“O Centro de Excelência em Cafeicultura vai trazer relevância para a cafeicultura em todas as áreas produtoras do café em Minas Gerais, como o Cerrado, Chapada de Minas, Matas de Minas, Mantiqueira e Sul de Minas, além das outras regiões cafeeiras no país, como Franca, Paraná, Espírito Santo e Rondônia. Além disso, a expectativa é que o espaço se torne um hub de tecnologia e inovação no fomento de cursos de educação formal e de curta duração na área do agronegócio”, avalia o diretor, Kelsen.

Visita à obra
Na semana passada, o diretor técnico do Sistema Faemg Senar, Christiano Nascif, o gerente de tecnologia da informação, Dario Wiston, e a administradora de obras do Sistema, Cristiane, Oliveira, realizaram nova visita de acompanhamento da obra às instalações do Centro de Excelência em Cafeicultura. O grupo foi recebido por toda equipe do Escritório Regional de Varginha.

Segundo o diretor técnico, a obra está bem adiantada, mas não foi totalmente concluída devido ao excesso de chuvas e também por conta de questões que não dependem do Sistema Faemg Senar, mas de fornecedores e órgãos públicos. Porém, com a chegada dos três colaboradores, o Centro de Excelência em Cafeicultura já deu início às atividades internas.

“Estrategicamente, já estamos funcionando porque contatos já têm sido feitos e algumas parcerias já vem sendo firmadas. A previsão é que, em março, já seja possível receber em nossa estrutura o público externo para atividades de extensão e cursos customizados para empresas. Mesmo não operando em sua plenitude, essa aproximação com o mercado cafeeiro é fundamental para que o Centro de Excelência em Cafeicultura se torne referência nacional no agronegócio do café”, afirma.

Equipe do Sistema Faemg Senar de Belo Horizonte visitou as obras do Centro de Excelência do Café, em Varginha 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...