Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFJF ANUNCIA REDUÇÃO DRÁSTICA NA PREVISÃO DE DÉFICIT DA INSTITUIÇÃO


Na reunião do Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do último dia 10, o reitor Marcus David informou aos conselheiros que, em um grande esforço coletivo, a UFJF conseguiu organizar receitas e despesas e reduziu a previsão de déficit, que era de mais de seis milhões, para 200 mil reais, valor que já foi plenamente absorvido pela instituição neste início de ano.

Quanto ao orçamento 2023 da UFJF, Marcus David espera poder, em breve, convocar o Consu para discutir como deverá ser executado. No momento, a Universidade aguarda a liberação do orçamento pelo MEC.

Na pauta da reunião ordinária de fevereiro também foi apresentado o Relatório Anual de Atividades de Auditoria, referente ao ano de 2022. Esta apresentação anual, é exigência legal prevista na IN CGU n.° 5/2021. Quanto à substituição de membro do Conselho Superior junto à Comissão Permanente para Gestão de Proteção de Dados Pessoais da UFJF, foi aprovado o nome da professora Michele Pereira Netto, (representante do Congrad junto ao Consu) para compor a comissão.

Os conselheiros também aprovaram a solicitação de alteração do organograma da UFJF, com a transferência do Escritório de Processos da Proplan e sua vinculação direta à Reitoria, passando a se chamar “ Escritório de Governança em Processos, Riscos e Integridade”. O setor passa assim, a ser responsável por ações de governança e monitoramento de riscos e de integridade que, antes, estavam sob os cuidados da Diretoria de Integridade e Controle Institucional. Com as alterações, esta diretoria fica responsável apenas pelas ações de correição e controle institucional e terá o nome também alterado para “Diretoria de Controle Institucional”.

Foi também aprovada a proposta de alteração do Regimento da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). Após a leitura do parecer e das discussões no plenário, a proposta foi ajustada, com a manutenção da representação discente e correções em alguns itens, para atender à legislação e a questões formais internas.

Por fim, os conselheiros presentes, após a análise, recusaram um recurso contra indeferimento de matrícula – por análise socioeconômica – de candidato a vaga pela política de cotas por renda. Também foi recusado, pelo plenário, recurso em última instância em face de cancelamento de matrícula por irregularidades no ingresso de candidato por grupo de reserva de vagas para negros (pretos e pardos) e indígenas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...