Pular para o conteúdo principal

POR MAIS DE DUAS HORAS, COPASA RESPONDE A QUESTIONAMENTOS DE VEREADORES DE POUSO ALEGRE


Colocada por mais de duas horas de questionamentos, uma equipe da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) esteve na Câmara Municipal de Pouso Alegre, durante a sessão ordinária dessa terça-feira, dia 14 de março, após ser convocada pela Mesa Diretora.

O documento que solicitou a participação da cia na reunião dos vereadores foi aprovado pelo plenário no dia 28 de fevereiro e apresentou os seguintes questionamentos à Copasa: o não comparecimento na Audiência Pública de Saneamento Básico realizada em dezembro do ano anterior, o que a empresa tem feito para por fim aos problemas de esgoto do município, quais medidas urgentes serão tomadas para resolver a situação e outras dúvidas e questionamentos sobre a causa.

Na reunião, a Copasa apresentou um resumo dos investimentos feitos entre os anos de 2.021/2.022, comentou sobre as obras emergenciais, o repasse tarifário, o mapa de instalação das elevatórias de esgoto, os setores de abastecimento, o sistema de esgotamento sanitário, bem como o projeto para remanejamento de estações.

Segundo a Copasa, várias ações foram feitas para melhorar o trabalho no município, e as estações possuem condições para receber mais esgoto do que recebem, no entanto, dependem do transporte desse esgoto, que nada mais são do que as estações elevatórias que estão sendo preparadas, diante do crescimento dos bairros.

Após a apresentação, os vereadores levantaram diversos questionamentos: água suja que chega na torneira do consumidor, esgoto liberado no rio de forma in natura, esgoto que retorna nas ruas e dentro das casas em período de chuva, falta de água em alguns bairros, degradação ambiental, situação da Lagoa da Banana, além de prazos, valores investidos e cobrança por serviços que não estariam sendo realizados, entre outros.

A Câmara já realizou diversas ações sobre o assunto, como a criação de comissões especiais, reuniões, audiências públicas e até então os problemas continuam recorrentes no município, algo que foi ressaltado na reunião desta terça-feira.

Em 2017, a comissão criada para investigar o caso na cidade, gerou um relatório com diversos apontamentos de irregularidade. Ao longo dos estudos, os vereadores receberam apoio de técnicos especializados e realizaram diversas pesquisas de campo visitando pontos variados do município. A Comissão tinha em sua composição os vereadores Oliveira Altair, como presidente e Leandro Morais, como relator, que continuam parlamentares nesta legislatura. O documento gerado na época foi encaminhado ao Ministério Público. Hoje o processo é discutido em segunda instância.

Sobre os problemas apresentados pelos vereadores à Copasa, a Cia admitiu que ainda existem pontos pendentes e que está trabalhando para cumprir os prazos colocados e para acompanhar o crescimento do município.

A ata da reunião será encaminhada ao Poder Executivo para que o mesmo possa tomar as medidas que entender conveniente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...