Pular para o conteúdo principal

EX-ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GANHA BOLSA NOS EUA E AJUDA MAIS BRASILEIROS A TENTAREM FACULDADES NORTE-AMERICANAS

Jovem de Lavras, no Sul de Minas, cria projeto para auxiliar estudantes a também fazerem graduação nos Estados Unidos
 Brasileiro realiza sonho de fazer graduação nos EUA e cria projeto para outras ajudar pessoas com esse foco

Victor Balbino tem 23 anos e há três saiu de Lavras, no Sul de Minas, para encarar um dos maiores desafios da vida dele: estudar nos Estados Unidos. O jovem, ex-aluno de escola pública do Sul de Minas, ganhou uma bolsa de estudos e realizou o sonho de cursar uma graduação nos EUA.

Agora, para que mais brasileiros consigam conquistar o mesmo objetivo, ele, junto com um amigo, criou um projeto sem fins lucrativos para auxiliar outros estudantes a também realizarem o ensino superior em solo norte-americano (veja mais abaixo).

Victor estuda na faculdade de economia na Dartmouth College, que fica na cidade de Hanover, no estado de Nova Hampshire.

“Estudar fora, para mim, representa diversas coisas: a realização de um sonho, a gratidão pelo suporte que eu recebi, e a oportunidade de ajudar outros jovens a chegarem aqui também. Eu não tinha nenhuma certeza que seria aprovado, mas sabia que tinha que tentar. E hoje, depois de 3 anos nos EUA, fico muito feliz por não ter desistido independente das dificuldades que tive durante o processo", afirma Victor.

Após já estar nos Estados Unidos, junto com o amigo Artur Barbosa, o estudante de economia decidiu então criar o ‘SuperMentor’. O projeto não tem fins lucrativos e visa auxiliar os estudantes, principalmente os de baixa renda, a fazerem graduação nos EUA.

"A motivação realmente surgiu quando percebemos que as informações referentes ao processo de candidatura não eram muito acessíveis às pessoas. Então decidimos fazer algo que possa ajudar outras pessoas”, explica Victor.

No ‘SuperMentor’ tem o guia do Application, que, por meio de artigos, mostra os principais passos a serem seguidos para iniciar o processo de candidatura para uma graduação nos EUA.

Os Pré-requisitos Mínimos para fazer Graduação nos EUA

7 Mitos Sobre Estudar Nos Estados Unidos

Desmistificando Bolsas Para Graduação Nos Estados Unidos

Tudo Sobre os Exames Internacionais Necessários Para Se Fazer Uma Graduação nos EUA

O que escrever em "Additional Information?"

O guia possui mais de 100 artigos de brasileiros espalhados em mais de 25 universidades de ponta dos EUA (Stanford University, Harvard University, Columbia University, Dartmouth College, dentre outras) e já tiveram mais de 500 mil acessos.

“Além disso, é válido comentar também que o suporte que oferecemos é bem dinâmico, pois auxiliamos os estudantes com todo o processo ou em partes específicas da candidatura deles, como a do preenchimento de documentos financeiros. Independente da forma, é gratificante receber o feedback positivo das pessoas após os resultados, pois elas comentam como o nosso conteúdo foi benéfico para elas”, finaliza o futuro economista.

Os artigos disponibilizados foram escritos baseados em fatos reais. No site, por meio dos textos, é possível entender, por exemplo, como é a carta de recomendação, a maneira que as provas são aplicadas locais e até conferir entrevistas.

*Por João de Carvalho, g1 Sul de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...