Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DE ESTADO SINALIZA POSITIVAMENTE PARA HOSPITAL-ESCOLA EM DIVINÓPOLIS


A deputada estadual Lohanna (PV), defendeu a saúde da região Centro-Oeste nesta quarta-feira (28/06), durante a reunião especial da “Assembleia Fiscaliza”, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A deputada questionou sobre o andamento das obras dos hospitais regionais em construção e principalmente o de Divinópolis, em que acompanha e faz visitas regulares.

Ao Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, a parlamentar explicou que é um compromisso de campanha do presidente Luís Inácio Lula da Silva, transformar o hospital Regional de Divinópolis em hospital-escola, quando as obras estiverem finalizadas. Ela destacou que com o interesse do governo federal e da universidade federal de São João Del Rei campus Centro-Oeste (UFSJ) na cidade, as condições estão propícias para que isso ocorra, e que dependeria do aval e do compromisso do Governo de Minas, inclusive com agilidade nas obras. “Nós temos o hospital e a universidade colocados muito próximos, estrategicamente e por um motivo, que seja hospital-escola. Estive em Brasília mês passado, conversei com a Denise Carvalho, diretora de ensino superior do Ministério da Educação e ela disse que é prioridade no governo Lula, entregar hospitais-escola para as universidades que tem curso na área da saúde”, explicou.

“Eu tenho muita atenção à essa obra em Divinópolis, até porque eu sou vizinha do hospital e também estou muito atenta à situação do hospital em Lafaiete. No dia 04 de abril o governador anunciou que as obras estavam a todo vapor e não tinha nada. Um mês depois, de fato agora tem pedreiros lá trabalhando. Só que não tem nem 10 trabalhadores lá, quando a previsão deveria ser ao menos 100. Eu queria saber se vocês estão acompanhando isso de perto, porque é uma lentidão que desrespeita os cidadãos, que já estão sendo desrespeitados há tantos anos e agora tem uma expectativa de ter os hospitais entregues”, alertou a deputada.

Lohanna lembrou que esteve várias vezes na unidade em Divinópolis e que o ritmo de trabalho tem causado muita preocupação, principalmente com o compromisso já estipulado pelo governador. “No ritmo que está, o hospital não será entregue em 2025, como o governador prometeu e isso me preocupa muito”.

O secretário afirmou que hospital-escola é uma alternativa boa em vários aspectos, como ter atendimentos especializados que serão possíveis somente pelo modelo de gestão, além dos recursos governamentais que deixam o hospital sustentável. “Fico muito feliz de ouvir essas informações. Posso publicamente dizer, que queremos sim, que todos os hospitais sejam hospital-escola, não somente pelo recursos financeiro, mas também por formar profissionais capacitados. Deixo isso de forma muito clara e pública”, explicou Baccheretti.

Sobre a quantidade de trabalhadores nas obras, o Secretário explicou que estão fazendo modificações e complementações no projeto arquitetônico inicial e que em breve as obras estarão a todo vapor, para cumprir o cronograma inicial.

Lohanna reforçou seu compromisso com a saúde de Divinópolis e região Centro-Oeste e se comprometeu a estar em constante diálogo com o Governo Federal para que o hospital-escola seja uma realidade o quanto antes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...