Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DE ESTADO SINALIZA POSITIVAMENTE PARA HOSPITAL-ESCOLA EM DIVINÓPOLIS


A deputada estadual Lohanna (PV), defendeu a saúde da região Centro-Oeste nesta quarta-feira (28/06), durante a reunião especial da “Assembleia Fiscaliza”, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A deputada questionou sobre o andamento das obras dos hospitais regionais em construção e principalmente o de Divinópolis, em que acompanha e faz visitas regulares.

Ao Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, a parlamentar explicou que é um compromisso de campanha do presidente Luís Inácio Lula da Silva, transformar o hospital Regional de Divinópolis em hospital-escola, quando as obras estiverem finalizadas. Ela destacou que com o interesse do governo federal e da universidade federal de São João Del Rei campus Centro-Oeste (UFSJ) na cidade, as condições estão propícias para que isso ocorra, e que dependeria do aval e do compromisso do Governo de Minas, inclusive com agilidade nas obras. “Nós temos o hospital e a universidade colocados muito próximos, estrategicamente e por um motivo, que seja hospital-escola. Estive em Brasília mês passado, conversei com a Denise Carvalho, diretora de ensino superior do Ministério da Educação e ela disse que é prioridade no governo Lula, entregar hospitais-escola para as universidades que tem curso na área da saúde”, explicou.

“Eu tenho muita atenção à essa obra em Divinópolis, até porque eu sou vizinha do hospital e também estou muito atenta à situação do hospital em Lafaiete. No dia 04 de abril o governador anunciou que as obras estavam a todo vapor e não tinha nada. Um mês depois, de fato agora tem pedreiros lá trabalhando. Só que não tem nem 10 trabalhadores lá, quando a previsão deveria ser ao menos 100. Eu queria saber se vocês estão acompanhando isso de perto, porque é uma lentidão que desrespeita os cidadãos, que já estão sendo desrespeitados há tantos anos e agora tem uma expectativa de ter os hospitais entregues”, alertou a deputada.

Lohanna lembrou que esteve várias vezes na unidade em Divinópolis e que o ritmo de trabalho tem causado muita preocupação, principalmente com o compromisso já estipulado pelo governador. “No ritmo que está, o hospital não será entregue em 2025, como o governador prometeu e isso me preocupa muito”.

O secretário afirmou que hospital-escola é uma alternativa boa em vários aspectos, como ter atendimentos especializados que serão possíveis somente pelo modelo de gestão, além dos recursos governamentais que deixam o hospital sustentável. “Fico muito feliz de ouvir essas informações. Posso publicamente dizer, que queremos sim, que todos os hospitais sejam hospital-escola, não somente pelo recursos financeiro, mas também por formar profissionais capacitados. Deixo isso de forma muito clara e pública”, explicou Baccheretti.

Sobre a quantidade de trabalhadores nas obras, o Secretário explicou que estão fazendo modificações e complementações no projeto arquitetônico inicial e que em breve as obras estarão a todo vapor, para cumprir o cronograma inicial.

Lohanna reforçou seu compromisso com a saúde de Divinópolis e região Centro-Oeste e se comprometeu a estar em constante diálogo com o Governo Federal para que o hospital-escola seja uma realidade o quanto antes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...