Pular para o conteúdo principal

TURMA DO CURSO DE TURISMO DA UFMG VISITA CAXAMBU


Alunos do curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estiveram em Caxambu, no Circuito das Águas, entre os dias 30 de maio e 2 de junho em uma visita técnica para conhecer in loco um pouco mais sobre termalismo, história da cidade e região.

Esta é a primeira vez que a disciplina está sendo ofertada no curso de turismo daquela universidade. -“Um dos temas dentro da disciplina alternativa de saúde e bem-estar é o termalismo, por isso resolvemos fazer esta visita técnica em Caxambu para que os alunos tivessem vivência prática sobre o assunto”, explicou a professora Danielle Fernandes Costa Machado, bacharel em turismo com mestrado e doutorado em Administração que acompanhou o grupo.

Na oportunidade, todos puderam conhecer o Parque das Águas, usufruir dos banhos no Balneário Hidroterápico e conhecer detalhes sobre as diversas ações que a Prefeitura vem realizando por meio da Secretaria de Turismo e Cultura para aumentar o número de hospedagens e fortalecer Caxambu como destino de turístico de saúde e bem-estar.

Foram realizadas palestras para os estudantes, com participação do Secretário Municipal de Turismo e Cultura Filipe Condé, que abordou entre outros temas, o registro da tradição da coleta de água no Parque das Águas como patrimônio imaterial no município, além de explanar também a respeito das ações para a melhoria e ampliação do turismo na cidade e região.

-“Um momento importante para Caxambu, para o turismo, receber os alunos, falar de nosso potencial turístico e ainda apresentar o que estamos realizando para o crescimento deste setor da economia tão importante para a geração de emprego, renda e para o desenvolvimento” – afirmou Condé.

Os alunos também ouviram o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Caxambu Amaro Gadbem, que é empresário do ramo hoteleiro na cidade, sobre as ações tanto do poder público quanto da iniciativa privada para apoiar o desenvolvimento do turismo.

Estiveram ainda conversando com aos alunos o presidente do Caxambu Convention Bureau Marcelo Figueiredo e o empresário Caio Clébicar que promove passeios turísticos na região.

Em outro momento a turma da UFMG conheceu mais detalhes sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde com ênfase em Termalismo Social e Crenoterapia que estão sendo desenvolvidas e apoiadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, com a Diretora de Regulação em Saúde de Caxambu, Flaviana Fernandes. A professora e terapeuta das PICS Luciana Silva, também acompanhou a turma durante a visita e fez abordagens sobre as terapias, seus benefícios e o correto uso das águas.

Um momento diferenciado para os alunos no aprendizado sobre o turismo. -“Foi uma experiência muito importante. Conhecemos mais sobre a história do município, vimos a tradição da coleta de água por parte dos moradores, ouvimos sobre como foi o auge da cidade na época dos cassinos e a busca por tratamentos utilizando as águas minerais. Aprendemos ainda como funciona o empresariado daqui, vimos a dedicação da Prefeitura com a produção de roteiros e opções com as práticas integrativas. Foi uma experiência muito boa” –disse a aluna Luísa Fonseca Lima.

A chefe da Central de Apoio ao Turista Ana Cristina Ribeiro elaborou um roteiro pedagógico voltado para a disciplina Termalismo, com reconhecimento do Parque, degustação das águas, visita ao balneário e seus banhos, visando também que outras turmas do curso da UFMG venham fazer visitas técnicas, além de estudantes do ensino médio e fundamental que serão recepcionados com roteiros direcionados aos cursos e disciplinas isoladas.

-“Fomos muito bem acolhidos pela equipe da Secretaria de Turismo e Cultura. Agradecemos pela programação montada com carinho e cuidado. O objetivo é que a disciplina seja ofertada nos próximos semestres e que seja possível criar um projeto de extensão na universidade. Essa região é um polo de referência para o turismo e está sendo muito importante esta parceria”, concluiu a professora Danielle Fernandes Costa Machado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...