Pular para o conteúdo principal

SUCESSÃO NA UFLA: ATUAL REITOR NÃO SERÁ CANDIDATO E INDICA PRÓ-REITOR


Os reitores anteriores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram gestões muito bem-sucedidas. Prova disso é que todos os reitores do século se candidataram à reeleição, foram reeleitos, e, após o segundo mandato, conseguiram eleger o seu sucessor. Foi assim com o professor Fabiano Ribeiro do Vale, que foi reitor entre 1996 e 2004. Após 8 anos de mandato, Fabiano conseguiu fazer o seu sucessor, o professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, reitor entre 2004 e 2012. Após 8 anos de mandato, Nazareno conseguiu fazer o seu sucessor, o professor José Roberto Soares Scolforo, reitor entre 2012 e 2020. Após 8 anos de mandato ele conseguiu fazer o seu sucessor e atual reitor, o professor João Chrysóstomo de Resende Júnior. Contudo, esse último, após uma gestão desastrosa, acumulou um índice de rejeição altíssimo em todos os segmentos da comunidade acadêmica (estudantes, servidores técnico-administrativos e professores). Com a rejeição nas alturas, o reitor resolveu que não iria ser candidato e indicou, formalmente, como o seu sucessor, o professor Márcio Machado Ladeira, pró-reitor de Planejamento e Gestão (PROPLAG), responsável pelo caixa da UFLA e também por executar as medidas amargas.

Entretanto, o apoio do reitor é visto como um fator bastante negativo para a candidatura do dito “sucessor” do atual reitor.

Pessoas ligadas ao núcleo do grupo político já chegaram à conclusão que a melhor estratégia para a candidatura não naufragar é descolar a imagem do candidato Márcio da atual gestão. Contudo, há dois fatores desfavoráveis para a materialização dessa estratégia. A primeira é que a comunidade universitária nesses mais de 3 anos já formou opinião e vive na pele os problemas gerados pela atual gestão, da qual o candidato da situação faz parte. 

Alguns nomes estão sendo especulados para ser o vice da chapa. Um deles foi o do professor Ronei Ximenes, pró-reitor de Graduação (PRG). Contudo, após a publicação de uma carta dos servidores da Biblioteca da UFLA, criticando a gestão de Ronei sobre o setor, a suas chances caíram. O atual vice-reitor também está sendo cotado ao cargo. Contudo, o pouco tempo de vivência do professor Valter Carvalho na UFLA pesa contra ele.

Parte da comunidade acadêmica está curiosa para saber o que o professor Márcio irá apresentar como realizações desses 3 anos e alguns meses de gestão. Não houve nenhum avanço em nenhuma área. Não há uma ação da atual gestão que seja considerada positiva pela comunidade acadêmica.

Pergunte aos alunos, professores e servidores e até mesmo a sociedade lavrense: “Qual melhoria a UFLA teve nos últimos 3 anos?”. Por outro lado, se você perguntar: “O que piorou nos últimos 3 anos?”, é melhor você pegar papel e caneta para anotar a lista de reclamações.

Que, em breve, a UFLA retome os seus dias de glória e recupere o prestígio perdido nessa gestão.

Comentários

Anônimo disse…
A UFLA deve voltar a ser nosso orgulho. Para ser uma Instituição renomada. Nosso maior patrimônio.... Scolforo sabe tudo desta Instituição.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...