Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2024: OS BASTIDORES DA CORRIDA PELA PREFEITURA DE LAVRAS

Sede da Prefeitura de Lavras 

Faltando quase 1 ano para as eleições municipais de 2024, o tabuleiro político começa a ser desenhado em Lavras, no Sul de Minas. Quinta maior cidade da mesorregião, Lavras é um importante polo do Estado e, por isso, a disputa na cidade é de extrema importância na geopolítica estadual. Alguns pretensos candidatos ou mesmo seus grupos políticos já iniciaram a dança das cadeiras partidária.

O grupo político da família Cherem, que já teve dois irmãos eleitos prefeito de Lavras, já definiu a composição partidária. Até o momento, é especulado o nome do ex-deputado estadual, ex-secretário de Estado e engenheiro Luiz Fábio Cherem como possível candidato a prefeito pela família, porém cada um dos três irmãos assumiu o comando de uma agremiação partidária. O ex-prefeito Marcos Cherem assumiu o comando do Partido Verde (PV). Já o ex-prefeito José Cherem assumiu a direção municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Fábio Cherem assumiu o comando do Partido da Mobilização Nacional (PMN) no município de Lavras.

Já no grupo político da atual prefeita Jussara Menicucci, a dança das cadeiras partidária também já teve início. Recordista de mandato, sendo chefe do Executivo de Lavras pela quarta vez, Jussara já pediu oficialmente a desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB), da qual se elegeu para o atual mandato. Ainda não foi anunciado oficialmente o destino partidário da prefeita, porém especulações dão conta de que ela deve se filiar ao Partido Social Democrático, o PSD de Gilberto Kassab.

Enquanto isso, o grupo político do ex-prefeito Carlos Alberto Pereira (CAP) ainda não deu sinais de movimentação. Porém, nos bastidores dizem que os correligionários e o próprio CAP estariam trabalhando em busca de convencer a ex-deputada federal Dâmina Pereira a tentar novamente a disputa pela cadeira do Executivo lavrense. Nas eleições passadas, a ex-deputada obteve bom desempenho, perdendo o pleito por margem bem pequena de votos. Há ainda a hipótese do grupo político de CAP lançar algum outro candidato e se dedicar na eleição de vereadores aliados ou mesmo compor com outro grupo político.

Há ainda dois outros grupos políticos que ainda não deram sinais se irão lançar candidatos ao Executivo municipal ou mesmo compor com outros grupos. O Partido dos Trabalhadores (PT), que historicamente participa dos pleitos municipais e o Partido Liberal (PL) que abriga os bolsonaristas e simpatizantes da direita. O ex-vice-prefeito Aristides Silva Filho, o Tide, retornou ao PT e constantemente mantém movimentos e presença nas redes sociais e em eventos, mas ainda não se sabe qual será seu destino. No PL, alguns setores defendem o lançamento de uma candidatura própria, porém ainda não se tem nomes que já sinalizam aceitar a empreitada.

Correndo por fora e buscando ser uma terceira via aos tradicionais grupos políticos de Lavras, o engenheiro Jânio Bragança se filiou ao Avante. 

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...