Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES UFLA: PROFESSOR FRANCISVAL PODE SER CANDIDATO A REITORIA


Os bastidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) já começa a se movimentar para a consulta à comunidade (eleição) para os cargos de reitor e vice da instituição. Até o momento, já está confirmada a candidatura do professor Márcio Machado Ladeira a reitor, tendo como vice o professor Moacir de Souza Dias Júnior. Está chapa é apoiada é apoiada pelo atual dirigente professor João Crhysóstomo de Resende Júnior. Agora a disputa ganhou um novo contorno.

O professor Francisval de Melo Carvalho [foto], atual diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA), é especulado como um dos candidatos que irá concorrer com a chapa oficial da Reitoria. Historicamente, o professsor Francisval tem recebido o apoio de lideranças sindicais da universidade. Ele já foi candidato em outra ocasião e obteve apoio massivo destas liderança, bem como, da ala progressista da comunidade acadêmica.

Também é comentado nos corredores da universidade que o professor Francisval terá o apoio do atual vice-reitor Valter Carvalho de Andrade Júnior. Valter é visto como possível vice da chapa do Francisval.

O professor Francisval de Melo Carvalho já foi candidato a reitor em outra ocasião e foi alvo de um dos mais vergonhosos atos públicos do atual reitor, que na época ocupava outro cargo no alto escalão da universidade. Na ocasião, após sair o resultado da eleição, o hoje atual dirigente mandou um e-mail para uma lista interna da universidade com uma mensagem com expressão indecorosa.

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com o professor Francisval de Melo Carvalho. Ele disse que está a disposição para disputar o pleito eleitoral interno:

"Informo que existe sim a possibilidade de que eu participe da consulta considerando o apoio e incentivo que tenho recebido de parte da comunidade universitária. Quanto ao professor Valter, Vice-Reitor, no momento é apenas boato considerando que não foi feito nenhum contato com o professor, no entanto, trata-se de um nome importante e respeitável na comunidade e não descartamos a possibilidade de uma composição se o grupo que me apoia entender que vale a pena a aproximação e a viabilidade de uma futura chapa com nossos nomes", afirmou o professor Francisval de Melo Carvalho.

Na consulta à comunidade de 2015, da qual Francisval concorreu compareceram às urnas 88,6% de professores, 93,3% de técnicos administrativos e 28,3% dos estudantes com direito a voto. À época, os professores Francisval de Melo Carvalho (reitor) e Luiz Antônio de Bastos Andrade (vice), que receberam cerca de 37% dos votos válidos. Neste pleito foi reeleito reitor o professor José Roberto Soares Scolforo 66,4% dos votos válidos.

Outra candidatura
Ainda é aguardada a candidatura do grupo do ex-reitor professor José Roberto Soares Scolforo. Até o momento, ainda não se sabe os nomes que irão disputar os cargos de reitor e vice por este grupo.

*Por Sebastião Filho 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...