Pular para o conteúdo principal

VAZ MONTEIRO É O PRIMEIRO HOSPITAL DE MINAS A REALIZAR REMODULAÇÃO CARDÍACA E O PRIMEIRO NO SUL DE MINAS A IMPLANTAR MITRACLIP


O Departamento de Cardiologia do Hospital Vaz Monteiro (HVM), em constante atividade, vem oferecendo a Lavras e região avanços em diagnóstico e terapêutica cardiovascular de maneira ímpar para uma instituição do interior de Minas Gerais.

Reinaugurado há menos de dois meses, após uma pausa para renovação dos equipamentos, com instalação de um dos mais modernos equipamentos disponíveis no país, a Divisão de Hemodinâmica do hospital retomou as atividades com força total, tendo realizado apenas nessas poucas semanas aproximadamente 200 procedimentos diagnósticos e terapêuticos, tanto em caráter eletivo como de urgência ou emergência.

Para o médico Dirceu Dias Barbosa Sobrinho, “o fato de que o serviço do Vaz Monteiro é o único da cidade que funciona todos os dias, com raras interrupções, traz enorme segurança aos médicos e seus pacientes de uma cobertura tanto para procedimentos programados como emergenciais”.

Na última semana o Vaz Monteiro foi mais um vez local de inovações terapêuticas para diversos pacientes, tendo sido realizados cateterismos, angioplastias de coronárias com implantes de stents, estudos eletrofisiológicos com ablação de arritmias cardíacas complexas, correção de aneurisma de aorta abdominal, implantes de marcapasso fisiológico e de Cardiodesfibriladores (CDI), além da implantação de Mitraclip (equipamento para tratamento de insuficiência grave da válvula mitral).

“O Mitraclip geração IV é uma prótese desenvolvida para tratar a insuficiência mitral grave em pacientes com alto risco para as cirurgias tradicionais, que demandam abertura do tórax. Com o Mitraclip o reparo da válvula é feito através do acesso por uma veia, com menor tempo e bem menos complicações, o que é importante especialmente no caso de idosos ou pessoas com múltiplas patologias”, explicou o médico Marcos Cherem.

Já a modulação cardíaca é uma terapêutica inovadora para os casos de insuficiência cardíaca, quando o coração perde boa parte da capacidade de bombeamento sanguíneo, ocasionando sintomas como cansaço, palpitações, tonteiras, inchaço nas pernas, entre outros. Apenas instituições com alta capacidade técnica e humana são capazes de realizar esse procedimento. O feito no Vaz Monteiro foi o primeiro em Minas Gerais.

“Com a implantação de um modulador, a principal câmara do coração, o ventrículo esquerdo, que não consegue realizar de maneira adequada suas funções, passa a ter um estímulo eletrônico, controlado, para que consiga melhorar de maneira progressiva e continuada sua performance, proporcionando ganho significativo da qualidade de vida e redução das complicações nesses casos”, afirmou Marcos Cherem.

Os procedimentos foram feitos sob sedação ou com anestesia geral e os pacientes receberam alta no mesmo dia ou no máximo 24 horas após.

Participaram dessas cirurgias minimamente invasivas os cardiologistas Marcos Cherem, Ricardo Ferreira da Silva, Heitor Henrique da Silva Júnior, os hemodinamicistas Dirceu Dias Barbosa Sobrinho e Luiz Antônio Carvalho, o ecocardiografista João Carlos Tress, o cirurgião cardíaco Frederico Moreira Cardoso Ayres, os anestesistas Ricardo Gama de Oliveira e Márcio Sérgio Carvalho Silva.

“Temos como objetivo conseguir o credenciamento pleno pelo SUS para ampliar o atendimento a todos os segmentos da nossa população, mas isso depende das diferentes instâncias de governo”, complementou o médico Ricardo Gama de Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...