Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO DESENVOLVIDO NA UNIFEI É UTILIZADO PARA MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES HÍDRICAS


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza periodicamente um monitoramento das condições hídricas de áreas cafeeiras por meio de drones e imagens de satélite, e o sistema utilizado para esse objetivo se utiliza do aplicativo “Regador”, ferramenta que avalia o status hídrico de plantas de café com as imagens de satélite.

O aplicativo foi desenvolvido na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em 2021, pela professora Vanessa Cristina Oliveira de Souza, do Instituto de Matemática e Computação (IMC) e, desde então, passa por aprimoramentos e atualizações constantes.

A ideia do aplicativo surgiu de uma parceria da professora com a EPAMIG de Lavras, e o software foi desenvolvido como trabalho final de graduação da discente de Ciência da Computação Patrícia Costa. O trabalho foi publicado no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.

“O dado apresentado no aplicativo é fruto de uma pesquisa ampla da EPAMIG. É difícil obter o potencial hídrico diretamente da planta; assim, pesquisadores da EPAMIG conseguiram gerar um modelo matemático que estima essa variável a partir de imagens de satélite. Nosso papel foi democratizar esse modelo, possibilitando seu acesso por qualquer pessoa. Uma das motivações do trabalho foi justamente aproximar o produtor rural das pesquisas de ponta feitas nas empresas e trazer para os produtores algo tangível, que possa, de fato, ajudá-lo no manejo da cultura”, explicou a professora Vanessa.

Além do “Regador”, Vanessa desenvolveu, em parceria com a EPAMIG, o aplicativo “Demarcafé”, cujo objetivo é fazer o mapeamento de áreas cultivadas, o monitoramento ambiental e o planejamento saudável. Ele permite que cidadãos não-pesquisadores colaborem com esse mapeamento.

“A parceria da UNIFEI com a EPAMIG tem gerado frutos muito positivos. Eles têm os dados e as demandas, e a gente gera as soluções e contribui na melhoria das pesquisas envolvendo geotecnologias e cafeicultura. Faço parte da equipe de projetos da EPAMIG, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG – e pelo Consórcio Brasileiro de Café da EMBRAPA-Café”, completou a professora Vanessa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...