Pular para o conteúdo principal

CRB-6 ACIONA JUSTIÇA FEDERAL PARA AFASTAR LEIGO NA COORDENAÇÃO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFLA


O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), por meio de sua assessoria jurídica, entrou com ação civil pública na Justiça Federal, contra a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e contra um professor com formação em engenharia ambiental que ocupa o cargo de Diretor de Suporte às Bibliotecas (DSB/PROGRAD) na instituição. 

A ação tem como intenção o imediato afastamento do profissional do cargo que ocupa de forma irregular, assim como a nomeação de um profissional Bibliotecário devidamente registrado e em dia com suas obrigações no Conselho, para exercer as atividades privativas da profissão.

A presidência do CRB-6 já havia enviado um ofício para o reitor e o professor alertando ambos sobre a ilegalidade. No entanto, não houve um retorno positivo acerca da situação.

No documento, além de informar a irregularidade e prestar outras explicações, o Conselho informou que:

A Lei n.º 4.084/62, em seu art. 6º, deixa claro que são atribuições dos bacharéis em biblioteconomia a organização, direção e execução dos serviços técnicos de repartições públicas federais, estaduais, municipais e autárquicas e empresas particulares, concernentes às matérias e atividades seguintes: (…) “administração e direção de bibliotecas” e a “organização e direção dos serviços de documentação”, justamente as elencadas nas funções que, indevidamente, passaram a ser ocupadas pelo professor.

Denúncia
O CRB-6 tomou ciência da situação após verificar a nomeação do referido servidor no Diário Oficial da União. Constatou-se que a UFLA havia nomeado um docente sem formação em biblioteconomia para a direção da biblioteca, após o espaço passar por reestruturação, deixar de ser uma diretoria e perder coordenadorias.

Verificou-se, ainda, que, após a alteração do regimento da biblioteca pela congregação da Universidade, houve diferença de atribuição e remuneração entre o cargo de diretor e coordenador geral. Confira como era (2016) e como ficou (2022).

Também foi informado que, no início da gestão, o cargo de direção havia sido retirado, mas foi restabelecido. Mesmo após a resistência e tentativa de diálogo dos servidores do setor, foi emitida a portaria de nomeação do docente que assumiu a diretoria do espaço, sem a formação adequada.

O CRB-6 informa que continuará acompanhando a situação de perto a fim de garantir que a legislação seja cumprida para que os usuários tenham acesso seguro ao ambiente e os Bibliotecários ocupem os cargos que lhes são garantidos por lei.

*Da assessoria do CRB-6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...