Pular para o conteúdo principal

LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DO CETRAS NO UNILAVRAS


Mais um importante passo foi dado nesta sexta-feira, dia 10 de novembro, para que a região Sul de Minas conte, em breve, com um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras). Foi realizado no Campus 2 do Unilavras, no Complexo de Clínicas Veterinárias, o lançamento da Pedra Fundamental do Cetras.

O Cetras Lavras tem previsão de inauguração para o primeiro semestre do próximo ano e vai funcionar em uma área de quase 7 mil metros quadrados, disponibilizada pelo Unilavras Centro Universitário, e atenderá mais de 200 cidades da região Sul de Minas Gerais. No espaço, há um complexo de clínicas e laboratórios nos quais funcionam as graduações em Medicina Veterinária e Gestão do Agronegócio do Unilavras. Assim, os alunos contarão com um diferencial na formação e terão uma aprendizagem ainda mais completa com a chegada do Cetras: eles poderão aprimorar habilidades e desenvolver projetos com os animais silvestres atendidos no local.

O espaço terá todas as etapas de atendimento, desde o recebimento, identificação, marcação, triagem, realização de exames clínicos, físico e comportamental dos animais silvestres, até o tratamento, a reabilitação e a devolução ao seu ambiente natural.

Esta é uma parceria do Ministério Público de Minas Gerais, Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, Instituto Estadual de Florestas, Unilavras e Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande para implementação e operacionalização do Cetras em Lavras.

O descerramento da placa foi uma celebração conjunta, contando com a participação do professor João Antônio Argenta, presidente da Fundação Educacional de Lavras e pró-reitor Administrativo do Unilavras; Andresa Casagrande, representando Rodrigo Caldeira Grava Brazil, promotor de Justiça da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande; Rodrigo Mesquita, presidente da Agência Regional de Proteção Ambiental (Arpa) da Bacia do Rio Grande; e Rita de Cássia Silva Braga e Braga, diretora de Proteção de Fauna do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Diversas outras autoridades ainda marcaram presença no evento, incluindo representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Lavras, Câmara Municipal, Ibama e Projeto Semente. Participaram também técnicos administrativos do Unilavras, além de professores e alunos do curso de Medicina Veterinária.

O lançamento da Pedra Fundamental é um marco que simboliza não apenas mais um passo para a construção do Cetras Lavras, mas também o compromisso coletivo com a preservação da fauna e a educação ambiental na região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...