Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS POSSUI 12 DAS 100 MELHORES ONGS DO BRASIL

Associação dos Deficiente Físicos de Poços de Caldas foi uma das que obteve o reconhecimento

Ranking com as cem organizações sociais mais transparentes e bem geridas acaba de ser divulgado em Prêmio Melhores. Em dezembro, elas recebem a premiação em São Paulo e participam da disputa nas categorias especiais e na Melhor ONG do ano

Das 100 melhores organizações sociais que atuam e residem no Brasil, 12 estão localizadas em Minas Gerais. O estado só perde para São Paulo, que possui 54 do total.

O nome dessas instituições acaba de ser anunciado pelos idealizadores do “Prêmio Melhores ONGs 2023”, que anualmente reconhece aquelas cuja gestão e eficiência receberam as melhores notas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

Essa é a sétima edição do Prêmio, realizado pelo Instituto Doar e Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ), com o patrocínio da Ambev VOA, além do apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.

Na lista, disponível no site Prêmio Melhores , é possível conhecer o nome de todas as vencedoras brasileiras, incluindo as 12 eleitas no estado de Minas Gerais:

 

ONGs de Minas Gerais

Cidade

Causa


 

Associação dos Deficiente Físicos de Poços de CaldasPoços de CaldasAtende, gratuitamente, de bebês a idosos com deficiência física, prestando serviços para habilitação e reabilitação, por meio de ações articuladas nas áreas da saúde, educação e assistência social, visando promover o bem estar biopsicossocial dos atendidos.
Associação dos Protetores das Pessoas CarentesCrucilândiaReferência na assistência social e no acolhimento humanizado de idosos, adultos, jovens, crianças e pessoas com deficiência múltipla e intelectual em situação de vulnerabilidade social.
Casa de Apoio AURABelo HorizonteAcolhe crianças e adolescentes e suas famílias com diagnósticos de câncer, doenças hematológicas e transplantados em vulnerabilidade social, que necessitam de tratamento em serviços de saúde em Belo Horizonte. Também oferece atendimento multidisciplinar em assistência social.
Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM)Belo HorizonteSem fins lucrativos, é pioneira em iniciativas socioambientais focadas no desenvolvimento da pessoa, instituições e territórios, a partir de três eixos: gestão social, voluntariado e eficiência energética por meio da convergência, da cooperação e da corresponsabilidade.
Fundação Cristiano VarellaMuriaéAtua com desenvolvimento da saúde, pesquisa, cultura, ensino e assistência social. No Hospital do Câncer de Muriaé, atende mais de 200 municípios em MG, mais de 35 mil novos casos de câncer e mais de 800 mil atendimentos por ano, destes, 85% para o SUS.
Grupo DispersoresBrasopólisPromove a restauração de áreas degradadas na região da Serra da Mantiqueira, com plantio de mudas nativas, contribuindo com a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade local. Em paralelo, promove a educação ambiental junto a crianças e adolescentes.
Hospital Santa RosáliaTeófilo OtoniReferência para, aproximadamente um milhão de pessoas da Macrorregião Nordeste, pela qualidade de sua medicina e dedicação de seus profissionais. Única instituição hospitalar da macrorregião referência em diagnóstico, tratamento de doenças e procedimentos de alta complexidade.
Inspetoria São João BoscoBelo HorizonteAssociação sem fins lucrativos, que atua na promoção de jovens em situação de vulnerabilidade social, se dedicando à educação, ação social e evangelização das juventudes.
Instituto Mano DownBelo HorizontePromove a autonomia e a inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências, desde o nascimento ao envelhecimento. Possui ecossistema com quatro equipamentos que propiciam o desenvolvimento, potencializando pessoas com e sem deficiência.
Instituto RamacrisnaBetimAtua com educação, profissionalização, aprendizagem, cultura e esportes, erradicando trabalho infantil e evasão escolar, além de promover a valorização das meninas na sociedade.
Providens - Ação Social ArquidiocesanaBelo HorizonteOrganização da Sociedade Civil comprometida em promover ações sociais para proteção e defesa dos direitos das famílias e das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

 

Belo HorizonteReferência em saúde em MG, atua em 35 especialidades médicas, 1,2 mil leitos exclusivos aos usuários do SUS. Realiza serviços de saúde de alta complexidade como transplantes. Também é reconhecida pela atuação em pesquisa e ensino médico.



 


Além de já pertencerem ao ranking das 100 Melhores ONGs de 2023, as 12 organizações mineiras irão concorrer, também, nas categorias especiais do prêmio, que serão conhecidas durante a cerimônia oficial, no dia 7 de dezembro, em São Paulo.

Na ocasião, serão escolhidas as melhores ONGs por estado, pela causa, as dez melhores organizações de pequeno porte, a melhor entre elas e a Melhor ONG do ano. "É um evento consolidado, mas a cada ano gostamos de trazer surpresas. Este ano, os participantes vão contar com uma grande novidade na cerimônia ao vivo", antecipa Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar.

Sobre o Prêmio – Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...