Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UNIFAL-MG É AGRACIADO COM A ORDEM DO MÉRITO LEGISLATIVO DA ASSEMBLEIA DE MINAS

Homenagem é concedida a pessoas e instituições que se destacam por serviços e iniciativas de relevância pública

Prof. Heron Laiber Bonadiman - reitor da UFVJM; Prof. Wagner de Paulo Santiago - reitor da Unimontes; Profa. Lavínia Rosa Rodrigues - reitora da UEMG; Prof. Sandro Amadeu Cerveira - reitor da UNIFAL-MG, e Profa. Cristiane Medina Finzi Quintão - pró-reitora de graduação da UFSJ

O reitor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), professor Sandro Amadeu Cerveira, foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo de 2023, no grau “Mérito Especial”, na cerimônia promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A homenagem é concedida a pessoas e instituições que se destacam por serviços e iniciativas de relevância pública e de promoção da cidadania, bem como por seus méritos excepcionais.

Além do professor Sandro Cerveira, representando a UNIFAL-MG, também foram agraciadas as universidades mineiras UFMG e UEMG, como instituições; além de representantes da UFVJM e da UFSJ, dentre as 175 personalidades e instituições nas áreas de inovação, futuro, inclusão, representatividade, cultura, educação e sociedade homenageadas.

“Com muito orgulho, tive a honra e a felicidade de condecorar, com a medalha de Ordem do Mérito Legislativo, concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o professor Sandro, reitor da Universidade Federal de Alfenas”, ressaltou o deputado estadual Professor Cleiton, que foi responsável pela indicação do reitor da UNIFAL-MG.

Em publicação nas redes sociais, o deputado destacou: “Uma honraria mais do que merecida. Professor Sandro é uma grande inspiração para todos nós, exemplo de professor e ser humano, o que reflete na gestão da universidade.”

O parlamentar também falou da representatividade do reitor para a comunidade universitária da UNIFAL-MG em vídeo divulgado em suas redes: “O professor Sandro representa toda a comunidade acadêmica, docente e discente, de uma das universidades que mais crescem no nosso estado e também tudo que ela representa para nosso Sul de Minas numa gestão, que é uma gestão de expansão da universidade, fazendo da universidade um espaço de democracia, de formação humana, mas acima de tudo, uma fábrica de sonhos e de transformação de vida e de inclusão social”, discursou.

Ao comentar a homenagem, o reitor destacou que a honraria vai além de um marco significativo pessoal. “Receber esse reconhecimento é uma grande honra e alegria pelo seu significado pessoal naturalmente, mas sobretudo pelo que ele representa do ponto de vista coletivo e político”, disse. “Ao agraciar o reitor de uma universidade pública com sua máxima honraria, a Assembleia reconhece toda uma comunidade que diariamente produz ensino, pesquisa e extensão de qualidade para toda a sociedade ao mesmo tempo em que sinaliza a importância da educação na construção e nós rumos do país”, pontuou.

Durante a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Tadeu Martins Leite, saudou os homenageados enfatizando que a inovação não significa apenas avanços científicos. “Inovar é também o compromisso com a melhoria constante, o espírito criativo, a maneira como encontramos soluções para os problemas cotidianos, promovemos a inclusão social e respeitamos o meio ambiente”, afirmou. “A medalha é a valorização de seres humanos de ponta que fazem a diferença em nossa sociedade”, disse.

O presidente da ALMG ainda enfatizou a pluralidade e diversidade das indicações, feitas pelos parlamentares. E reforçou que cada um dos agraciados representa uma infinidade de pessoas que trabalham pelo bem comum nos 853 municípios mineiros. “A maior e mais verdadeira riqueza de Minas Gerais é nossa gente”, disse.

Presente na cerimônia, o governador em exercício, professor Mateus Simões, reforçou que cada agraciado tem uma história de vida que merece ser conhecida e é um exemplo a ser seguido. A homenagem, segundo ele, serve não apenas para reconhecer o trabalho prestado, mas também para jogar luz sobre esses exemplos.

Articulação política junto aos deputados estaduais
Na oportunidade da homenagem, o professor Sandro Cerveira aproveitou para conversar com os deputados estaduais a fim de reforçar o pedido para que continuem apoiando as universidades federais e em particular a UNIFAL-MG. Além da articulação com o deputado Professor Cleiton, o reitor esteve também com o deputado Luizinho e com a deputada Beatriz Cerqueira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...