Pular para o conteúdo principal

REUNIÃO DESFAZ EQUÍVOCO SOBRE CONFRATERNIZAÇÃO DO BREJÃO DA UFLA


Os representantes da Moradia Estudantil da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o popular Brejão, publicaram uma nota de repúdio e esclarecimento sobre a tradicional confraternização do alojamento. De acordo com a publicação, após um acerto com a Reitoria e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) responsável foram surpreendidos com mensagem do próprio reitor, via WhatsApp, cancelando o apoio institucional com alegações de que o evento estaria recebendo suposto financiamento de supostos apoiadores ou membros de uma determinada chapa que concorreu a Reitoria da instituição, como forma de apoio a chapa, o que não é verídico.

Durante a campanha eleitoral para reitor e vice da UFLA, todos os candidatos tiveram espaço para se reunir e expor publicamente suas propostas nas dependências da Moradia Estudantil. 

Diante da enorme repercussão, o reitor professor João Chrysostomo de Resende Júnior e a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Elisângela Elena Nunes Carvalho, reuniram-se nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, com estudantes representantes da Moradia Estudantil para esclarecimentos sobre demandas relacionadas à confraternização planejada para os moradores.

Confira abaixo a nota publicada pela Reitoria da Universidade Federal de Lavras:

Em 2/11, representantes dos estudantes da Moradia disseram ao reitor que pretendiam fazer uma confraternização para integração entre os moradores no dia 25/11, e, reconhecendo serem as atividades de lazer importantes no ambiente universitário, ele manifestou que a Instituição poderia colaborar, e que essa avaliação seria feita pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) dentro das políticas institucionais de acolhimento aos estudantes.

Entretanto, posteriormente a Reitoria recebeu informações de que a confraternização planejada envolveria também recursos financeiros oriundos de apoiadores de uma das chapas que concorria na consulta interna para escolha de reitor e vice, como benefício oferecido em busca de apoio para a chapa. Nesse contexto, a Instituição optou por não mais integrar a dinâmica da confraternização, uma vez que a UFLA não poderia responder pela origem e o gerenciamento desses outros recursos envolvidos na organização do evento, que eventualmente pudessem estar associados a práticas com as quais a Universidade não pode compactuar. Ficou definido então, nesse momento, que a Instituição manteria a programação de proporcionar apenas uma confraternização geral aos estudantes por meio de ação no Restaurante Universitário em data próxima do Natal, com cardápio especial, como tem sido feito em outras datas.

Na reunião desta sexta-feira, os representantes da Moradia asseguraram que não houve recursos advindos de chapas para a confraternização do dia 25/11, e sim da Associação de Ex-Moradores do Brejão e Brejinho. Dessa forma, o consenso foi de que a Praec irá fornecer o almoço para essa confraternização por meio de recursos próprios da UFLA, ficando os estudantes participantes responsáveis pela bebida que irão consumir. Houve também compromisso dos representantes dos estudantes de que não haverá outras formas de arrecadação em prol da organização do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...