Pular para o conteúdo principal

BRUNO MAIA LANÇA NOVO EP "VERTENTE" COM PROTAGONISMO DA VIOLA CAIPIRA


Bruno Maia, um dos mais respeitados e reconhecidos artistas brasileiros de Heavy Metal, lançou o novo EP de seu projeto paralelo, o Braia. Explorando sonoridades que fogem ao foco de sua banda principal, no Braia, Bruno Maia explora seu talento em outras vertentes da música, através de diferentes instrumentos e com uma liberdade artística que mergulha nas suas influências da música celta e brasileira. Em "Vertente", o novo EP do Braia, a viola caipira de 10 cordas é a protagonista. 

"Venho experimentado muito com a viola caipira e sou um maravilhado pelo instrumento e sua riqueza. Mesmo não sendo um violeiro raiz, me inspira muito explorar as muitas possibilidades e horizontes que este instrumento me oferece", confessa o artista. 


Bruno Maia também comenta o desafio de gravar as quatro faixas presentes neste EP: "Se enganam aqueles que têm a viola como um instrumento que representa apenas a tradição, o antigo e algo cristalizado. Pelo contrário, por ser tão ligada ao popular e ao tradicional, este instrumento é um saber muito dinâmico e que com seu manuseio dia a dia por novos agentes e gerações sempre tem seus idiomas e linguagens reelaborados e remodelados dia sim, dia também. A viola de 10 cordas é um instrumento quase sempre associado à música caipira (Por isso mesmo é também conhecida como Viola Caipira) e é uma grata surpresa vê-la soar outras sonoridades". 

Através do link abaixo você também pode conhecer um pouco mais sobre o EP e o conceito de cada uma das composições: https://www.braia.net.br/release/vertente/ 

As quatro faixas presentes em "Vertente" farão parte do terceiro álbum completo de estúdio do Braia, a ser lançado em 2024. O EP tem composição e produção do próprio Bruno Maia, no Braia Studios, em Varginha, no Sul de Minas. 

O Braia nasceu no ano de 2006 quando o músico, produtor musical e multi instrumentista mineiro, Bruno Maia, resolveu tocar um projeto paralelo a sua banda principal, o Tuatha de Danann. Com o Tuatha, Bruno já havia explorado muitas possibilidades musicais dentro do Rock e Heavy Metal, mesclando-o com outra de suas maiores inspirações artísticas: a música celta. Com a nova banda, batizada Braia, o músico sondou outras influências na música brasileira, no clube da esquina e no rock progressivo, além de aprofundar ainda mais na seara musical celta, principalmente a de origem irlandesa. Com o Braia, Bruno já lançou os álbuns "Braia ...E o Mundo de lá" de 2007, e "Braia ...E o Mundo de Cá", de 2021. 

O projeto "Vertente" tem a realização de Bruno Leite Russi Maia, com os recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, viabilizada pela Prefeitura Municipal de Varginha e Fundação Cultural de Varginha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...