Pular para o conteúdo principal

FIM DA LISTA TRÍPLICE PARA NOMEAÇÃO DE REITOR DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS É APROVADA NA CÂMARA

Após a aprovação no Senado, apenas o nome do reitor e do vice-reitor serão encaminhados para nomeação

As universidades federais conquistaram uma importante vitória da autonomia universitária! No último dia 29 de novembro, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o relatório da deputada Ana Pimentel (PT-MG) pela aprovação do Projeto de Lei 2.699/2011, que trata sobre a nomeação de dirigentes das universidades federais. Pelo texto, no lugar da lista tríplice, apenas os nomes dos indicados à reitoria e à vice-reitoria serão encaminhados ao Ministério da Educação.

“Considero, de fato, uma excelente notícia para as Universidades Federais brasileiras! É uma clara sinalização do compromisso do atual governo com a autonomia universitária ao mudar a legislação de forma que as Universidades tenham a tranquilidade de saber que a reitora ou o reitor que foram escolhidos pela comunidade será, efetivamente, nomeado como o seu dirigente máximo”, ressalta o reitor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), professor Sandro Amadeu Cerveira.

O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Educação ao projeto apresentado pela ex-deputada Sandra Rosado. A proposta recebeu o apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e foi debatida com o Ministério da Educação, com o Ministério das Relações Institucionais, com parlamentares e com entidades representativas da Educação.

Com a aprovação, o candidato com maior número de votos será o indicado. “Destaco a atuação da deputada Ana Pimentel frente à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e do deputado Patrus Ananias, da Comissão de Educação”, apontou o reitor da UNIFAL-MG. Para ele, hoje existe no Congresso Nacional uma compreensão da importância do funcionamento das universidades federais com a garantia da autonomia administrativa, prevista na Constituição.

“Ainda precisamos avançar em vários pontos na consolidação na construção desta autonomia universitária, inclusive de maneira especial a autonomia orçamentária. Temos que comemorar este avanço e considerá-lo como uma grande vitória para que possamos ter forças, inclusive para alcançar outras vitórias”, ressaltou o professor Sandro Cerveira.

A professora Márcia Abrahão Moura, reitora da Universidade de Brasília e atual presidente da Andifes, classificou a aprovação como uma grande vitória das universidades federais. “Essa decisão faz com que as universidades tenham, de fato, a autonomia para escolher o reitor ou reitora. É uma grande vitória, especialmente por tudo que passamos nos últimos anos”, celebrou.

O projeto é terminativo na CCJC e, por isso, não precisará passar pelo Plenário da Câmara antes de iniciar a tramitação no Senado Federal. Para a relatora, deputada Ana Pimentel (PT-MG), o momento é um marco para todos que defendem a autonomia nas universidades federais e o respeito à escolha democrática dos dirigentes. “Esse projeto garante que a decisão da comunidade acadêmica seja referendada, de fato, pelo presidente da República”, comemorou.

O deputado Patrus Ananias (PT-MG), que relatou a proposta na Comissão de Educação, também celebrou a aprovação do projeto. “Estamos muito felizes. É uma conquista histórica para a educação superior brasileira, para as universidades federais, e que fortalece os conselhos universitários, possibilitando, também, a participação da sociedade nessa decisão”, declarou.

Entenda o caso
A nomeação do reitor ou reitora das Universidades é realizada pelo Presidente da República. Até então, os três mais votados no Conselho Universitário figuram na lista tríplice, em posição definida pela quantidade de votos. A escolha da Presidência da República segue a Lei 9.192/1995 e o Decreto 1.916/1996. A legislação desobriga a escolha do primeiro da lista, ou seja, pode contrariar a vontade da comunidade estabelecida na consulta geral e no conselho superior da universidade.

Durante o governo Bolsonaro, a ordem da lista não foi respeitada em diversas ocasiões com a nomeação do segundo ou do terceiro mais votado e, em alguns casos, foram nomeados reitores pro tempore que não constavam na lista. No entendimento das instituições, essa postura do governo anterior feriu, diretamente, a vontade da comunidade e a autonomia universitária

No caso da UNIFAL-MG, a escolha da comunidade universitária foi respeitada com a nomeação do professor Sandro Amadeu Cerveira, vitorioso na eleição de 2022.

*Com assessorias da UNIFAL-MG e ANDIFES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...