Pular para o conteúdo principal

TRADICIONAL ENCONTRO VAI REUNIR NOVE COMPANHIAS NA CAPELA DE SANTOS REIS EM POÇOS


A Capela de Santos Reis, na zona leste, volta a acolher o tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis em 2024, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. No próximo ano, o evento acontece exatamente no dia de Santos Reis, em 6 de janeiro, sábado, a partir das 13h30min. Vão se apresentar nove Cias de Reis. Haverá também missas às 7h, 10h, 12h e 18h, esta última seguida de procissão.

A Secretaria Municipal de Cultura, organizadora do tradicional encontro, realizou uma reunião no Espaço Cultural da Urca com os representantes das Cias. de Reis, que contou com a presença do Padre Sandro Henrique, para debater e alinhar os detalhes para o evento.

O encontro, que faz parte do calendário cultural do município, tem como proposta a valorização e a preservação da cultura popular, atuando como ponto de encontro dos grupos locais e incentivo à manutenção da tradição da Folia de Reis no município.

“O encontro visa garantir a preservação da cultura tradicional das Companhias de Reis e demonstra que Poços de Caldas é uma cidade que respeita e valoriza sua história. Com certeza, será um dia de muita fé, devoção e tradição do povo poços-caldense, sob as bênçãos de Santos Reis”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.



Tradição
Conhecidas em alguns locais como Ternos de Reis ou Bandeiras, as Companhias de Reis fazem parte de uma tradição que permanece no Sul de Minas, nascida da devoção a Santos Reis. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar Jesus recém-nascido.

Os cortejos, formados por músicos, cantores e palhaços (também chamados alferes ou bastiões), percorrem toda a região rezando através do canto, pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam, numa demonstração de fé e cultura popular. Os destaques das Companhias de Reis são os palhaços ou bastiões, com suas máscaras assustadoras, que representam os Reis Magos que se camuflam para enganar os soldados de Herodes.

Serviço
Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis

Data: 06/01/2024 – sábado
Local: Capela de Santos Reis (Rua Coronel Virgílio Silva, 1391 – zona leste)
Horário: das 13h30 às 18h

Confira a ordem das apresentações das Companhias de Santos Reis:

1º) Cia de Reis do Sr. Ditinho do Bairro Philadelphia
Responsável: Sr. Ditinho

2º) Cia De Reis Córrego D’Antas
Responsável: Tiãozinho

3º) Cia Três Reis Santos
Responsável: Sabiá

4º) Cia de Reis – Pedro Gomes
Responsável: Pedro Gomes

5º) Cia de Reis José Vitor
Responsável: João Reis

6º) Cia de Reis Bons Caminhos
Responsável: Fafi

7º) Cia de Reis Sul da Gerais
Responsável: Cassimiro

8º) Cia de Reis Brasil Esperança
Responsável: Ismail Ferreira

9º) Cia de Reis do Corumbi
Responsável: Sr. Corumbi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...