Pular para o conteúdo principal

UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO NO CFGS 2023 DA ESA


No dia 2 de dezembro, a Escola de Sargentos das Armas entregou à sociedade brasileira 507 sargentos combatentes das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações da Escola de Sargento das Armas (ESA).

Dentre essas 507 histórias individuais, uma se destaca pela forma como o Exército Brasileiro foi fundamental para que ela pudesse ser concretizada: a história do 3° sargento de Cavalaria João Victor Silva.

Nascido em Messias, Alagoas, numa família humilde, e sem conhecer seus pais biológicos, João Victor passou por momentos muito difíceis ao ver que seu pai adotivo se ausentara do município, deixando-o sob sério risco social. Sem ter onde morar, fora acolhido, temporariamente, em casa de amigos.

Foi nessa época que sua história foi contada ao chefe de Instrução do TG 07-002 (Teotônio Vilela), 1° Sargento Paulo Robson Firmino Rocha, afirmando que o adolescente era excelente aluno na Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus e que recém havia completado 18 anos.

O jovem João Victor foi incorporado ao TG, em 1° de março de 2021, e passou a morar no aquartelamento como “laranjeira”, onde também fazia suas refeições. O jovem demonstrou interesse pela carreira militar e observando que era portador de valores como disciplina, resiliência, equilíbrio emocional, resistência física e discrição, o chefe de Instrução presenteou-o com um curso preparatório para a Escola de Sargentos das Armas. E era, também, pelo computador do TG que, após as instruções, ele estudava com afinco.

Aproveitando as oportunidades que lhe haviam sido oferecidas, o cabo R/2 João Victor foi aprovado no Concurso de Admissão nesse mesmo ano.

Com a ajuda dos amigos, apresentou-se no 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, Natal -RN, onde deu inicio à sua caminhada como Aluno do Curso de Formação e Graduação de Sargentos 22/23, e após 44 semanas de intensas atividades, fez a opção pela Arma de Cavalaria.

No início deste ano, o Aluno João Victor apresentou-se na ESA para a qualificação na Arma que escolhera. Um ano no qual todos os Alunos são exigidos de maneira extenuante em exercícios militares; nos exercícios da Seção de Instrução Especial (SIEsp); na preparação física; nas instruções de tiro, orientação e patrulha; nas formaturas; nas competições; nos cultos aos patronos e símbolos nacionais; nos serviços de escala; nas avaliações acadêmicas e militares; atividades nas quais são avaliados e classificados meritocraticamente.

Neste último sábado, o 3° sargento Victor Silva recebeu das mãos do agora subtenente Firmino, servindo no Estado-Maior do Exercito, a quem carinhosamente chama de pai, o quepe verde-oliva, símbolo da conclusão do CFGS. Não foi possível que sua família estivesse presente e mais uma vez, a mão amiga que lhe fora estendida em 2021 não o desamparou.

Nas palavras do comandante do Exército, general de exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, dirigidas a todos os terceiros-sargentos, durante a Cerimônia de Conclusão do CFGS 2023, “a dimensão do tamanho dessa vitória não é conhecida por muitas pessoas fora do Exército. Vitória construída com sacrifício, com denodo, com a determinação de gente que acredita no futuro!”

O 3° sargento Victor Silva entra para a história ao se tornar o primeiro Atirador de Teotônio Vilela a ingressar como 3° sargento de carreira no Exército Brasileiro. Um exemplo de que o estudo e a dedicação podem romper barreiras sociais. Ele segue agora para o 5° Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Quaraí, Rio Grande do Sul, onde aplicará todos os conhecimentos adquiridos durante o ano de instrução e dará continuidade à história iniciada no TG 07-022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...