Pular para o conteúdo principal

BORRA DE CAFÉ PODE SER ALTERNATIVA ÀS EMBALAGENS PLÁSTICAS


A borra de café já é usada para produzir corante para tecido, utensílios e até energia. Agora, um estudo da Universidade Estadual de Dakota do Sul, nos Estados Unidos, aponta como os grãos de café usados ​​podem ser transformados em filmes biodegradáveis. Ou seja, um material que, um dia, poderá substituir os plásticos. Conforme publicaram no portal Ciclo Vivo.

Em primeiro lugar, os plásticos são fortes, flexíveis e de produção relativamente barata. O que os torna um material quase “perfeito” para embalagem. Entretanto, eles representam um sério problema ambiental.

Plásticos
Embora recicláveis, a maioria dos plásticos acaba como lixo ou em aterros sanitários, onde levam 700 anos para se biodegradar. Nesse sentido, diversos estudos têm encontrado os resíduos plásticos em órgãos humanos, como pulmão e coração.

“Os plásticos constituem uma ampla gama de materiais projetados para atender a muitas necessidades diárias”, afirma Srinivas Janaswamy. Desde já, ele é professor associado do Departamento de Laticínios e Ciência Alimentar da Universidade Estadual de Dakota do Sul.

“A substituição de todos os plásticos existentes está longe de ser possível nesta fase. No entanto, a substituição dos plásticos convencionais de baixo custo, utilizados diariamente, que ocupam a fração mais considerável dos contaminantes ambientais, é viável e pode ser alcançada”, completa o professor.
Borra de café

Nos últimos anos, Janaswamy concentrou os seus esforços de investigação na criação de alternativas biodegradáveis ​​ao plástico, muitas vezes a partir de subprodutos agrícolas. Como exemplo, ele já produziu filmes a partir de cascas ricas em celulose de abacate e restos de milho. Agora, seu mais recente esforço está no uso de borra de café.

Em suma, as borras de café estão amplamente disponíveis, com milhões de toneladas produzidas anualmente. A maioria acaba em aterros sanitários. À medida que as economias emergentes começam a adicionar cadeias de cafeterias, a quantidade de borra de café gasta só aumentará.

Portanto, utilizar este recurso para filmes biodegradáveis ​​é uma solução sustentável e econômica para a crise do plástico. Além disso, o pó de café usado contém fibras lignocelulósicas, material necessário para fazer os filmes.
Pesquisa

Para preparar os filmes, pois, a equipe de pesquisa primeiro extraiu fibras lignocelulósicas dos grãos de café usados. Um processo de modificação química ecológica foi, então, implantado para tornar o filme mais adequado para embalagem.

Em suma, os filmes resultantes foram capazes de se biodegradar em 45 dias no solo. Ao mesmo tempo que apresentavam alta resistência à tração. Assim, os filmes também tinham algumas propriedades únicas que os pesquisadores observaram.

“Curiosamente, esses filmes podem bloquear quantidades significativas de radiação UV e apresentar propriedades antioxidantes. Acredito sinceramente que o resultado desta pesquisa abre novas aplicações para borras de café”, afirma o pesquisador.
Resultados promissores

Embora ainda consideram como o “estágio um” de transformação de borra de café em filmes, os resultados do estudo mostraram-se promissores.

“O potencial para substituir os filmes de plástico dos grãos de café usados, amplamente descartados, mas abundantes e sustentáveis, permanece ileso e estimulante para a criação de valor”, finaliza Janaswamy.

Por fim, o estudo, intitulado “Filmes biodegradáveis, bloqueadores de UV e antioxidantes de fibras lignocelulósicas de borra de café gasto”, foi publicado no International Journal of Biological Macromolecules.

*Reproduzido do site da Cooxupé 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...