Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA ESPORTE NAS ESCOLAS TRANSFORMA VIDAS E FORMA CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES EM LAVRAS


Um programa inovador tem se destacado nas escolas de Lavras, promovendo não apenas a prática esportiva, mas também a disseminação da cultura do esporte educacional. O Programa Esporte nas escolas é uma iniciativa do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo em parceria com a Secretaria de Educação, que pretende popularizar o acesso à prática e a cultura do esporte educacional.

O projeto teve início em 2021 em plena pandemia. Segundo o secretário Rodrigo Pacheco, “o programa foi sendo aperfeiçoado e, acreditamos que ele é um dos maiores objetos de transformação social da Prefeitura de Lavras nos dias de hoje. A ideia é fazer que mais crianças participem dele”.

O público-alvo são crianças e adolescentes com faixa etária de 8 a 14 anos, matriculados no Ensino Fundamental da rede municipal e que moram em áreas de vulnerabilidade social. A proposta é não apenas formar atletas, mas também cidadãos conscientes e participativos.

Em 2023, o projeto passou por uma releitura de maneira muito mais assertiva, criando mais oportunidades para os jovens. A ideia principal é fazer com que a comunidade tenha um serviço de qualidade, orientado por um profissional de educação física, com atividades realizadas duas vezes por semana e fora do período escolar.

Segundo o coordenador do projeto, Emerson Nonato, em 2023 as atividades foram expandidas paras as comunidades rurais. “É nossa intenção para 2024 que algumas modalidades olímpicas também façam parte do projeto” comentou.

Ao popularizar o acesso ao esporte, o programa contribui significativamente para combater o sedentarismo e promover um estilo de vida saudável entre os jovens. Além disso, a introdução de diferentes modalidades esportivas amplia as opções, permitindo que cada aluno encontre uma atividade que o motive e desperte seu interesse.

Paulo Anchieta, ex-jogador de vôlei e com vasta experiência em clubes nacionais e internacionais, é um dos professores do programa. “Eu sou fruto de um projeto como esse. Programas assim são importantes porque mantém as crianças por mais tempo na escola e é muito gratificante ver que elas estão empolgadas com o aprendizado”, disse.

Sophia Emanuelle Da Silva, de 14 anos participa do Programa há 2 anos. Segundo ela, graças ao programa teve a oportunidade de fazer o seu esporte favorito que é o vôlei. “O programa representa uma grande oportunidade para todos nós estudantes que hoje em dia gostam de praticar esportes, ajudando adolescentes carentes que não têm condições de pagar pelos treinos”, explicou Sophia.

A adesão da comunidade ao Programa Esporte nas Escolas demonstra a compreensão do papel fundamental que o esporte desempenha no desenvolvimento integral dos estudantes. Afinal, a educação vai além dos livros, e o aprendizado por meio da prática esportiva proporciona experiências únicas de superação, liderança e autoconhecimento.

*Com assessoria da Prefeitura de Lavras

Comentários

Anônimo disse…
PARABÉNS

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...