Pular para o conteúdo principal

LABORATÓRIO DA UFLA IRÁ REALIZAR TESTES PARA IDENTIFICAR OS VÍRUS DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA


O Laboratório de Diagnóstico Molecular (Labmol) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) vai iniciar o serviço de diagnóstico, utilizando a técnica de RT- PCR, para identificar os vírus causadores da dengue, zika e chikungunya. Este avanço não só permite a detecção dessas arboviroses, mas também inclui a sorotipagem do vírus da dengue, permitindo identificar qual o tipo de vírus está mais prevalente na região. Para o coordenador-geral do LabMol, professor Bruno Del Bianco Borges, trata-se de uma medida crucial para entender a epidemiologia da doença, especialmente considerando a atual epidemia em Minas Gerais.

O laboratório fará análises de amostras provenientes das secretarias municipais de saúde, incluindo Lavras e mais 50 municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRSV).

O professor Bruno Del Bianco explica que na UFLA o teste será diferente do que é feito nos hospitais e postos de atendimento, em que são realizados testes rápidos os quais detectam o anticorpo produzido pelo organismo contra o vírus ou antígenos que não permitem identificar o sorotipo viral de dengue circulante. “O teste realizado pelo LabMol é mais sensível, pois detecta o vírus no sangue do paciente já nos primeiros dias de sintomas da doença, diferente dos testes rápidos que detectam os anticorpos produzidos pelo organismo contra o vírus, os quais são detectados geralmente após alguns dias de sintomas. Além disso, poderemos identificar qual sorotipo de vírus da dengue está mais prevalente em nossa região, o que irá contribuir com o controle epidemiológico da doença e com as secretarias municipais de saúde”, explica.

O LabMol/UFLA além de realizar o exame para detecção do vírus causador da dengue, também fará o diagnóstico para os vírus da zika e chikungunya, que são doenças que possuem um quadro clínico muito semelhante ao da dengue e que também são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypt e tem acometido muitas pessoas atualmente. Assim, além de colaborar na detecção de novos casos de dengue, também irá identificar quais os tipos de vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3, DENV-4), ou se o paciente está infectado com o vírus da zika ou chikungunya ao invés da dengue.

Diante do cenário de epidemia da dengue, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) está sobrecarregada com todos os exames que estão sendo feitos em Minas Gerais. Assim, a contribuição da UFLA será imprescindível neste momento delicado de saúde pública, enfatiza o professor.

O Labmol/UFLA passou por uma reestruturação física e agora está situado no Departamento de Medicina. Além dessas arboviroses que passam a integrar os novos exames feitos no laboratório, em breve passará a fazer os diagnósticos de outros vírus respiratórios além da Covid-19. “Esse empenho em ampliar o número de doenças diagnosticadas pelo laboratório, o rápido diagnóstico e poder contribuir no controle epidemiológico de doenças de interesse em vigilância e saúde pública é um retorno que a UFLA oferece à comunidade de nossa região pelos recursos públicos investidos no laboratório, fortalecendo ainda mais o papel social da Faculdade de Ciências da Saúde/UFLA na região e desenvolvendo um ambiente mais integrado com a sociedade. Com a testagem na UFLA, os municípios terão maior celeridade no diagnóstico e, consequentemente, melhor controle dos casos positivos, além de um diagnóstico com maior acurácia.

Laboratório de Diagnóstico Molecular
O Laboratório de Diagnóstico Molecular (LabMol/UFLA), com nível de biossegurança 2 (NB2), é um Centro Colaborador à Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública de Minas Gerais - RELSP/MG para diagnósticos moleculares de doenças de interesse em saúde pública. Além de análises para diagnóstico da Covid-19, dos vírus dengue, zika e chikungunya, em breve, também passará a realizar diagnósticos com intuito de identificar outros vírus que causam doenças respiratórias, como Influenza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...