Pular para o conteúdo principal

REITORIA DA UFSJ RECEBE SINDICATOS PARA FALAR SOBRE CORTES ORÇAMENTÁRIOS


Na manhã do último dia 23 de fevereiro, a Reitoria da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) recebeu representantes da Seção Sindical dos Docentes da UFSJ (ADUFSJ), para apresentar a situação orçamentária das universidades neste ano, face ao repasse de recursos aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA 2024).

Como já noticiado, a LOA reduziu o orçamento de custeio da UFSJ, aquele usado para cumprir todas as despesas no ano. Esse déficit atinge o pagamento de água, luz, contratos de terceirizados da limpeza, da vigilância, da manutenção, do administrativo, e também bolsas e assistência estudantil.

A Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) vem trabalhando, desde o ano passado, em busca da recomposição orçamentária das federais. No último dia 22 de fevereiro, sua Diretoria Executiva se reuniu com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para tratar da necessidade de recomposição orçamentária das universidades ainda neste ano. A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), destacou a urgência da recomposição dos R$ 2,5 bilhões sobre o valor previsto para 2024, reafirmando a centralidade do papel das universidades federais na formação profissional qualificada e na produção de conhecimento. Simone Tebet se mostrou disposta a ouvir todas as solicitações da Andifes e contribuir para encaminhar o pleito junto ao Ministério da Educação.

Em Brasília para a 165ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, onde cumpriu extensa agenda de compromissos, o reitor Marcelo Andrade foi recebido, na quarta, 21, junto com dirigentes do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (FORIPES), pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

Reitores e reitoras se posicionaram frente à escassez de recursos. O reitor Marcelo expôs a situação do orçamento da UFSJ e informou a redução dos contratos que serão feitos por causa da restrição orçamentária que a LOA provocou. O senador se mostrou receptivo a buscar saídas para o déficit orçamentário e o número insuficiente de técnicos administrativos das universidades federais. “Reafirmo meu compromisso de apoio à educação de qualidade, pois esse é o caminho para um país próspero e inclusivo”, destacou. Mas, até o momento, as instituições federais de ensino superior não têm perspectiva de suplementação orçamentária.

SINDS-UFSJ
A Diretoria do SINDS-UFSJ se reuniu com o reitor no dia 7 de fevereiro, para tratar de assuntos de interesse da categoria, quando foram informados a respeito da insuficiência do orçamento para o cumprimento dos compromissos financeiros da UFSJ neste ano. Em reunião plenária realizada na última segunda, 19, com a participação da Reitoria, a restrição orçamentária voltou a ser discutida com os técnicos administrativos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...