Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ATUA DESDE 2021 NO ACOLHIMENTO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

A maior parte da população de rua de Extrema possui família e mantém contato com parentes, mas se recusa a abandonar a condição de vulnerabilidade

A situação de rua é um problema constante, enfrentado pela maioria das cidades brasileiras e que levanta inúmeras questões, como a dependência química, a segurança pública e a vulnerabilidade social. Em Extrema, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realiza um trabalho amplo a fim de acolher e conscientizar estas pessoas sobre a importância da busca por tratamento, volta ao núcleo familiar e saída dos espaços públicos.

O trabalho da SMAS com a população de rua teve início em 2021, durante a pandemia de Covid-19, e tinha o objetivo de assistir essas pessoas que se encontravam ainda mais vulneráveis. Desde então, a secretaria desenvolveu etapas de acolhimento, tais como a abordagem social, o Espaço Re-Começar e o oferecimento de tratamentos, consultas e reaproximação com as famílias dos assistidos.

Abordagem social
A abordagem social é o primeiro contato da população de rua com a Assistência Social Municipal. Esse time atua na cidade inteira, durante todo o dia, por meio de um monitoramento constante e próximo, que permite a elaboração do mapeamento das necessidades de cada indivíduo a fim de direcioná-lo para a rede de proteção.

90% dessa população é composta por homens que, em sua maioria, possuem família e mantêm contato frequente com seus parentes, mas não aceitam retorno para casa ou auxílio da Prefeitura para sair desta situação.

Com a negativa, a Assistência busca oferecer o possível para a promoção da dignidade humana através do polo de acolhimento Espaço Re-Começar (antigo UAI), localizado na Rua São Lucas, 55, no Centro. O espaço tem capacidade para atender aproximadamente 12 pessoas e oferta pernoite (das 19h às 7h), alimentação, banho e disponibiliza máquina de lavar roupas para aqueles que assim desejarem. Quando há necessidade, também é solicitado atendimento médico e emissão de documentos.

CAPS
Esse trabalho atua de mãos dadas com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Extrema, que realiza um plano de ação individual para as pessoas em condição de rua. Seu objetivo é sensibilizar o cidadão para que aceite atendimento médico de enfrentamento ao uso prejudicial de drogas, uma vez que o vício é a principal causa da situação, promovendo a qualidade de vida, bem como a reabilitação social e psíquica para sua reinserção na sociedade.

“Dentro dessa abordagem que a Assistência Social tem feito constantemente às pessoas em situação de rua, ofertando cuidados e atenção às questões sociais, nós, do CAPS, também fazemos abordagens conjuntas constantemente e algumas abordagens em separado […]. Essas abordagens são contínuas, semanais, além dos grupos e atividades que a gente faz no CAPS, buscando trazer mais qualidade de vida e possibilidades para estas pessoas”, explicou o psicólogo do CAPS, Rodrigo Souza Collety.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...