Pular para o conteúdo principal

VALÉRIA VELOZO: A FILHA DO VENTO!


O esporte, sem dúvida, é uma ferramenta fantástica e impressionante. Até podemos dizer que funciona como um divisor de águas para muitas pessoas que iniciam precocemente ou tardiamente alguma modalidade, seja ela no lazer, competitivo ou recreativo. Tem uma mudança significativa de humor, de vida e principalmente de valores. No caso específico do atletismo, que traz consigo uma infinidade de possibilidades, pois é uma modalidade que acolhe pessoas de diversas origens, características e habilidades. Lançamento de dardo, de peso, salto em altura, em distância, com vara, corrida de velocidade, com barreiras, de resistência, provas que demostram a força e a rede que sustenta tal modalidade esportiva.

O atletismo é a modalidade que há exatamente três décadas vem crescendo de forma vertiginosa e conseguindo adeptos que nos narram histórias impressionantes e marcas fenomenais. Lavras, conhecida como “Cidade dos Ipês e das Escolas”, tem também uma vocação incrível para revelar talentos múltiplos no esporte, cedendo dezenas de atletas para o nosso Brasil em modalidades coletivas como: basquete, futebol de campo, voleibol, handebol e nas individuais como: natação, karatê, taekwondo, atletismo e outras tantas que compõem modalidades olímpicas e não olímpicas, paralímpicas e não paralímpicas!

Neste cenário de esporte onde temos o amador, onde a pessoa não faz dele sua profissão e, não obstante, deixa de seguir normas, regras, diretrizes que se assemelham com atleta profissional, temos exemplos que nos deixam maravilhados com a capacidade que o ser humano tem de superar seus limites.

Concentrando na modalidade corridas de rua, conheci, nas ruas de Lavras uma mulher, que chamava a atenção pela sua dualidade: estatura mediana mais uma gigante nas passadas, aparentava ser frágil, mas ao correr mostrava toda sua força, com uma performance surreal - eis que fui apresentado para “a filha do vento”! Expressão usada no atletismo, para pessoas que correm muito, Valéria Lopes de Morais Velozo, mais conhecida como Vavá, reside em Lavras desde 2017, e em 2019 ingressou no universo das corridas de rua. Foi aí que Vavá tomou gosto pelos treinos e consequentemente começou a colecionar momentos magníficos participando de corridas onde chamou a atenção de vários professores, treinadores e ex-atletas pela sua performance, sendo convidada a treinar na equipe UFLARUNERS.

Valéria, que ao iniciar na modalidade já era mãe de Davi e Eliseu, hoje ela é uma mulher de múltiplos talentos, equilibrando com maestria sua carreira como professora no ensino infantil com sua paixão pela corrida. No seu currículo, destacam-se participação em cinco meias maratonas (21km), dezenas de pódios em provas de 5 e 10 km, e em junho de 2023 seu feito inédito que foi sua primeira Maratona (Maratona do Rio de Janeiro) onde cravou o tempo de 3h08’17 - lhe conferindo a 19ª colocação geral na prova, a 3ª em sua faixa etária e a 17ª colocação nacional em faixa etária, numa competição com atletas do mundo todo. Já no apagar das luzes de 2023 veio a cereja do bolo onde Valéria estreou no Ranking das Maratonistas do Brasil com o 10° melhor tempo.

Valéria serve de exemplo inspirador, demonstrando como é possível conciliar com êxito o trabalho e a busca por realizações pessoais. Sua jornada é um testemunho do poder do comprometimento e da paixão para alcançar grandes objetivos.

*Escrito por Corguinho

Comentários

Anônimo disse…
O texto, além de homenagem é inspirador e motivador para nós mulheres. Mesmo para quem não consegue fazer um tempo como o seu, nos inspira a querer nos superar sempre! É um orgulho compartilhar da sua amizade e acompanhar de perto seus treinos. Sempre motivando todas e todos nós! A corrida de rua é tbm sobre isso.
🌟💚💙🩷
#Uflarunners
Anônimo disse…
O texto, além de homenagem é inspirador e motivador para nós mulheres. Mesmo para quem não consegue fazer um tempo como o seu, nos inspira a querer nos superar sempre! É um orgulho compartilhar da sua amizade e acompanhar de perto seus treinos. Sempre motivando todas e todos nós! A corrida de rua é tbm sobre isso.
🌟💚💙🩷
#Uflarunners

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...