Pular para o conteúdo principal

1° CONCURSO DE FOTOGRAFIA ALIANÇA ENERGIA ABORDA O TEMA "UHE FUNIL - INTEGRAÇÃO DA ENERGIA COM O MEIO AMBIENTE

Inscrições para alunos do 9º ano da rede pública são gratuitas e vão até 30 de abril

Estão abertas as inscrições para alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas públicas das cidades de Ijaci, Lavras, Perdões e Ribeirão Vermelho participarem do 1° Concurso de Fotografia Aliança Energia. A iniciativa busca não apenas incentivar a reflexão sobre a interação entre ser humano, a energia e meio ambiente, mas também promover a sensibilização e inspiração para ações em prol de um futuro sustentável.

Com o tema "UHE Funil – Integração da Energia com o Meio Ambiente", os alunos terão a oportunidade de expressar suas percepções por meio da linguagem da fotografia, capturando elementos da natureza, pessoas, paisagens e arquitetura que representem a relação entre a geração de energia, o homem e o meio ambiente. As imagens produzidas têm o potencial de conscientizar a sociedade sobre as fontes de energia, a importância da responsabilidade socioambiental e motivar outras pessoas a contribuírem para um futuro mais sustentável.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de abril. Para participar, o representante legal do aluno deve preencher e assinar o Formulário de Inscrição, que deverá ser entregue pelo professor responsável no dia da visita dos alunos ao Centro de Educação Ambiental (CEA) da UHE Funil. Cada escola deverá enviar ainda o Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais, Autorização de Uso de Imagem e Cessão de Direitos Autorais dos alunos participantes, devidamente preenchido e assinado pelo representante legal do menor, juntamente com a apresentação de documento com foto.

Durante a visita ao CEA, será destinado um período de até uma hora para a produção das fotografias. Os alunos poderão utilizar máquinas fotográficas, celulares ou tablets para registrar suas imagens.

O concurso será avaliado com base em critérios como criatividade, originalidade, composição fotográfica, qualidade artística, coerência em relação ao valor socioambiental expresso na fotografia e relevância ao tema. As fotografias serão avaliadas em três etapas: seleção pela equipe de responsabilidade social da Aliança Energia, seleção das finalistas por três fotógrafos profissionais e votação pública pelo Instagram.

As fotografias deverão ser encaminhadas para a Aliança até o dia 03 de maio. Os 10 trabalhos pré-selecionados em cada localidade receberão certificado, sua fotografia impressa e emoldurada, além de um kit do participante contendo mochila, caderno e caneta. As 3 fotografias mais votadas em cada localidade pelo Instagram @alianca.energia serão premiadas com um Notebook para o primeiro lugar, um Celular para o segundo lugar e uma Bicicleta para o terceiro lugar.

A premiação dos vencedores e a divulgação dos resultados acontecerão no dia 22 de maio, celebrando tanto o talento dos participantes quanto o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade pela Aliança.

“O 1° Concurso de Fotografia Aliança Energia é uma oportunidade única para os alunos expressarem sua visão sobre a interação entre a geração de energia e o ambiente, inspirando ações positivas para o futuro de nosso planeta”, destaca Renata Mercês, analista de Relacionamento com Comunidades da UHE Funil.

O Centro de Educação Ambiental Funil (CEA UHE FUNIL) é um espaço educativo projetado para receber visitas escolares interessadas em ampliar seus conhecimentos sobre a importância da geração de energia e da preservação do meio ambiente. As escolas recebem recomendações de visitas e agendam-nas com base no conteúdo programático, complementando as disciplinas desenvolvidas pelas instituições escolares. Durante a visita guiada, os alunos aprendem sobre a geração de energia, o funcionamento do STP (Sistema de Transposição para Peixes) e participam de atividades lúdicas sobre os cuidados e responsabilidades ambientais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...