Pular para o conteúdo principal

ANDRADAS CAFÉ FESTIVAL TEM COMO TEMA PRINCIPAL A COMERCIALIZAÇÃO DO CAFÉ ESPECIAL

Evento gratuito contará com exposição de marcas nacionais, campeonatos, cursos, turismo, gastronomia, cultura e muita degustação de cafés de produtores familiares

De 15 a 17 de março quem for até a cidade mineira de Andradas poderá desvendar ainda mais sobre o café especial, gastronomia, participar de workshops e palestras, durante a segunda edição do Andradas Café Festival, que tem como tema principal a Comercialização de Café. Através de workshops e palestras, o evento terá informações relevantes sobre essa etapa tão importante para os cafeicultores, profissionais e consumidores da região.

A partir da manhã de hoje, dia 15/3, às 9h, o Pavilhão do Vinho estará aberto para receber os visitantes. O primeiro evento será o início da competição do Campeonato de Torra, com a colaboração do Professor Leandro Paiva (IF Sul de Minas) no qual os profissionais serão desafiados a torrar com perfeição o café especial disponibilizado pela organização de forma a extrair o máximo do potencial qualitativo da bebida, respeitando as regras da competição.

O vencedor garantirá sua vaga na final do campeonato Torrefação do Ano Brasil, organizado pela empresa Atilla e realizado em Belo Horizonte (MG); e do Desafio Koar, com o auxílio do profissional Paulo Rica (consultor da Caferistando) - competição aberta para qualquer profissional ou amador, que irá premiar o preparo do melhor café. O primeiro lugar ganha kit Koar e uma vaga na Copa Koar Brasil, que tem a previsão de ocorrer em novembro.

O Espaço Workshop contará com os temas: 9h30, café fermentado; 13h, turismo rural. Às 15h haverá Workshop de Colheita e Pós-colheita. Às 17h começa o workshop sobre o protocolo brasileiro de análise sensorial de cafés torrados. Das 13h às 18h, o Espaço Sebrae contará com uma rodada de negócios.

O primeiro dia terá a presença dos profissionais Camila Arcanjo (Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC); Andrea Braga (Bourbon Specialty Coffees) e Cleyton Arthur de Moraes (Senar).

O dia 16/3 inicia com o Desafio Koar e Campeonato de Torra. O Espaço Sebrae trará, às 9h, o tema certificação como agregadora de valor; 11h painel mulheres empreendedoras. Às 14h workshop de Barista; às 15h roda de sabores do café e do vinho e às 16h gerenciamento de cafeterias.

Já o Espaço Workshop inicia o segundo dia, às 9h, com o tema de comercialização de cafés especiais; 13h torrador de café; 14h o público poderá aprender sobre drinques a base de café; 15h ocorrerá uma harmonização de azeite e vinho; 16h torra de cafés especiais. Às 18h, o Palco Principal trará uma Aula Show de Gastronomia.

O dia 16 de março contará com os profissionais Aline Marotti (Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC); Sirley de Carvalho (Emater); Sebastian Grau (My Coffee e Torrefação Coffee Punch); Anderson Ferreira Luz (Senar); Keiko Sato (Punga Cafés); o especialista em vinho e café Guilherme Amado; Chef Edison Puiati; Renato Cipriani (Kaleido Torradores); Elisangela Paiva (ANGI - Consultoria em Cafés Especiais), Anderson Luz (Senar) e Vinicius Estrela (Associação Brasileira de Cafés Especiais - BSCA).

O último dia do Andradas Café Festival iniciará com uma palestra sobre comercialização de cafés especiais, no Espaço Sebrae, e às 15h um curso de métodos de extração de cafés filtrados. Já no Espaço Workshop, às 9h30 será abordado o tema: workshop é do campo - o shopping virtual da agricultura mineira e às 15h uma palestra sobre o azeite de oliva - teoria e degustação.

O Palco Principal será recheado de premiações com o anúncio dos vencedores do Desafio Koar e do Campeonato de Torra, às 11h. Às 14h haverá uma aula show de gastronomia. Nas apresentações do evento estarão as jornalistas especializadas em café: Mariana Proença e Naty Camoleze.

Entre os palestrantes teremos a consultora de cafés especiais, Cleia Junqueira; Analice Rodrigues (Emater); Paulo Rica (consultor do Caferistando); Leandro Paiva (IF Sul de Minas); Fernanda Fonseca e Paula Trevisan.

DIAS REPLETOS DE ATIVIDADES GRATUITAS
Ao longo dos três dias do Andradas Café Festival, na Região Vulcânica, haverá orientação aos turistas, exposição e comercialização do artesanato local, circuito gastronômico e roteiros turísticos.

O evento segue com objetivo de potencializar a cafeicultura da cidade, os grãos premiados em concursos regionais e nacionais, a culinária que é reconhecida pela influência italiana e mineira e também pelos vinhos, azeites e bananas. Na primeira edição, o evento recebeu mais de 2.100 visitantes na cidade mineira e gerou R$ 8 milhões em negócios, além de movimentar o comércio, hotéis, restaurantes e bares, trazendo renda para o andradense.

As inscrições para o Andradas Café Festival são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. O evento será realizado no Pavilhão do Vinho. Para quem gosta da boa culinária, da cultura e do aroma e sabor do café, a sugestão é se programar para visitar o evento e aproveitar os passeios.

A realização é da Prefeitura de Andradas, Ativa Cafés Especiais, Instituto Federal do Sul de Minas, Sindicato dos Produtores Rurais de Andradas, FAEMG SENAR, Emater Minas Gerais, Governo de Minas Gerais, Agência de Desenvolvimento Socioeconômico, Acasec, Sindicato Rural de Ibitiúra, Andradas e Caldas e Sebrae.

O evento tem como parceiros e expositores: Abic, Acafeg, Agripoços, Apraf - Prefeitura De Ibitiúra, Atilla, Miss Chocolate, Café e Confeitaria Braga, Café Faz Santa Bárbara, Doces 2 Irmãs, Hotel Porto das Asas, Inscrição Concurso Torra, Inscrições Koar, Kaleido Torradores, Lozano, Mantissa (Agro Fonte Alta), Mariana Vulcânica, Nicão, Faf, Ofi, Carmomaq, Região Vulcânica, Ritual Cafés da Alta, Rota do Café, Sicoob, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Unimed e Wood'n.

Serviço
Andradas Café Festival 2024
Quando:
de 15 a 17 de março
Horário: das 9h às 18h (exposição) e 18h às 21h (atividades culturais)
Onde: Pavilhão do Vinho (Rua Major Bonifácio, s/n, Centro, Andradas, MG)
Inscrições: Sympla
Entrada gratuita
Mais informações: Instagram

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...