Pular para o conteúdo principal

FEMAGRI OFERECE TECNOLOGIAS PARA PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES INOVAREM NO CAMPO

Feira acontece em Guaxupé e chega ao último dia nesta sexta-feira, dia 22 de março

Tecnologias que fazem a diferença nos cafezais, ajudando a elevar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade dos grãos são um dos atrativos da 23ª Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, promovida pela cooperativa Cooxupé, que acontece em Guaxupé, no Sudoeste de Minas, até hoje, sexta-feira, 22 de março.

Acessíveis aos pequenos e médios produtores, elas auxiliam tanto no processo de aprimoramento da gestão como manejo das propriedades e podem ser adquiridas dentro da modalidade de troca de café durante a feira, que em seu segundo dia recebeu 12,8 mil visitantes. Com o tema “Cooperativismo: construindo o futuro sustentável das gerações”, a Femagri começou na quarta-feira, dia 20, com a presença de 120 expositores em uma área de 107 mil metros quadrados.

“Hoje 96% dos nossos 19 mil cooperados são de pequenos e médios produtores, com até duas mil sacas de café e o expositor quer atrair esse cooperado que vem em busca de tecnologia. O ambiente da feira é inclusivo, recebe as famílias e, além de serem atendidas com tecnologia, existe acessibilidade de crédito com condição de pagar em até 5 anos fixado em café”, revela o vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho.

Inovações
Para cafeicultores de áreas de montanhas, o destaque é o "Burrinho mecânico", uma espécie de arado de boi antigo adaptado com motor que tem o objetivo de facilitar as operações manuais nas lavouras acidentadas. A operação tem baixo custo em relação à construção de terraços, podendo inclusive ser realizada pelo próprio cafeicultor na propriedade.

“É uma técnica barata com motor a gasolina, fácil de construir e que melhora muito o rendimento do pequeno produtor de montanha”, destaca o consultor Guy Carvalho, responsável por difundir a inovação.

Ideais para lavouras de solo acidentado ou onde veículos têm dificuldades de acesso, os triciclos agrícolas com eixo cardan também chamam a atenção no evento. Podendo ser utilizados em diferentes práticas no campo, incluindo o preparo pós-colheita, os triciclos facilitam tarefas que antes eram feitas manualmente nas pequenas propriedades.

“Lançamos aqui o triciclo agrícola com sistema de tração por eixo cardan. Ele faz marcha ré em uma reversão, o que facilita as manobras dentro da lavoura. Além da robustez, o triciclo se destaca por oferecer economia de combustível, com sua autonomia média de 30km/litro”, explica o vendedor Edson Rossin.

Mais tecnologia
Visando a preparação do futuro produtor rural, o Sebrae Minas tem trabalhado durante a Femagri com os temas sucessão familiar e inovação no campo. Por meio da educação empreendedora, o órgão oferece duas experiências tecnológicas para crianças e adolescentes que visitam o evento.

A primeira é uma oficina de robótica, em que os participantes com o auxílio de um tablet criam protótipos de máquinas que posteriormente percorrem a trilha do café em um tapete didático. Em seguida, as crianças e adolescentes são convidados para conhecerem a oficina de drones onde têm a oportunidade de manusear e aprender mais sobre os equipamentos.

“Na oficina de robótica, mostramos o caminho que o café percorre desde o plantio da muda até o processo de venda. Já na oficina de drones, estamos preparando as crianças para uma tecnologia que está acontecendo”, conclui a analista de negócios do Sebrae Minas, Lucilene Pessoni.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...